Grande Festa vianesa na Argentina

Mais uma vez… e já lá vão 56 anos… os portugueses e luso descendentes residentes na Argentina assinalaram no primeiro domingo de dezembro, em Buenos Aires, uma Romaria Portuguesa.

Conforme nos foi referido, as pessoas deslocaram-se para o local cedo com o objetivo de “desfrutar do dia ao ar livre, ouvir música portuguesa, comer sardinhas assadas ou bifanas, saborear doces argentinos e portugueses, e até comprar lembrancinhas que dizem Portugal”.

Depois de almoçar, cinco ranchos folclóricos apresentaram as músicas de diferentes regiões de Portugal. Por exemplo, o Rancho Folclórico Estrelas do Minho presentou danças e cantares de Santa Marta de Portuzelo, do Castelo do Neiva e de Perre para “alegrar e emocionar todos os presentes, além de difundir um pouco as tradições e a cultura de Viana do Castelo”.

No entardecer, fez-se uma pequena peregrinação e depois celebrou-se a Missa cantada com um coro de mulheres e homens portugueses.

Mais tarde foram lançados foguetes para iluminar o céu! … Um espetáculo que indica que a festa não acabou… Pois todos esperam os cabeçudos e gigantões ao compasso dos bombos e concertinas.

“Entre bailes e sorrisos as pessoas matam saudades de Portugal… Entre lágrimas e cantigas alguns juram e prometem: _ “para o ano… cá vou voltar!”.. pois quem gosta bem, quem ama fica!”

O Rancho Folclórico Estrelas do Minho – observam-nos – é, de alguma maneira, “embaixador de Viana do Castelo em Argentina. Cada vez que alguém quer tirar uma fotografia perguntam logo de onde são os trajes e os elementos respondem que pertencem à cidade berço do folclore português… e convidam todos a visitar Viana do Castelo”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.