Grupo AVIC suspende descontos aos passageiros por falta de pagamento da autarquia vianense

O Grupo AVIC anunciou a suspensão dos descontos tarifários nos passes sociais e outros títulos de transporte nas linhas urbanas e interurbanas do concelho de Viana do Castelo. Fonte do grupo alega atrasos da autarquia vianense no pagamento de faturas de outubro de 2023. A autarquia anunciou hoje que vai assumir o serviço.

“Nas linhas urbanas e interurbanas do concelho de Viana do Castelo, também as empresas atribuíram descontos aos passageiros, sendo o restante valor das tarifas transferido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo às empresas”, refere fonte da empresa. Adiantando que “para o ano de 2024, as empresas não receberam ainda o necessário protocolo para a atribuição de descontos tarifários ao abrigo no novo programa Incentiva +TP criado para o efeito. No entanto, estas têm vendido os passes com os descontos à espera que a situação fosse regularizada, tanto na sua formalização como em relação aos pagamentos em atraso”.

 “As empresas tudo fizeram para manter os descontos tarifários, no entanto isto não foi possível por fatores alheios à responsabilidade das mesmas, o que lamentámos”, frisou Ivo Cunha. Acrescentando que “as empresas Transcunha – Transportes Rodoviários de Viana, Lda., Auto Viação do Minho, Lda. e António dos Prazeres da Silva & Filho, Lda. têm atribuído descontos tarifários nos passes sociais e outros títulos de transporte ao longo dos últimos anos ao abrigo do programa de redução tarifária (PART)”.

Na reunião de Câmara de hoje, o autarca vianense falava de “uma concessão difícil por decisões unilaterais”, do grupo AVIC, e garantia que “todas as receitas recebidas têm sido transferidas”.

“Estamos a falar de uma compensação, que as empresas podem tratar como uma dívida se quiserem”, disse Luís Nobre, garantindo que “o dinheiro é transferido, quando for transferido do Estado para a CIM [Comunidade Intermunicipal do Alto Minho] e da CIM para o município”.

“Não há aqui esqueletos no armário, nem tratamento diferenciado”, expressou. “Já pagamos o dobro do que recebemos. Quando temos a certeza que o valor está garantido, transferimos [para as empresas]”, explicou.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.