Grupo das Lavradeiras celebra 87.º aniversário

O Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, devido à pandemia, celebrou, uma vez mais, de forma diferente o 87.º aniversário da sua fundação.

Em cada aniversário, entre outras iniciativas, o Grupo realiza o “Festim Meadela”, e foi interrompido em 2020, por causa da pandemia de Covid-19. No corrente ano, voltou a não se realizar, pelos mesmos motivos.

As comemorações do corrente ano centraram-se, na participação, no passado dia 23 de maio, na Eucaristia de domingo, às 10h30, presidida pelo nosso pároco, Monsenhor Manuel Azevedo Vilar, estando o Grupo representado por um jovem par, trajado a rigor e acompanhados pelo diretor do Grupo, Bruno Martins.

A terminar a homilia Monsenhor Vilar felicitou o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela pelos seus 87 anos de existência a espalhar alegria, com as suas danças e cantares, ao longo de tantos anos, por todo o Portugal e por inúmeros países do mundo e concluiu: “continuem com essa alegria e postura a espalhar as nossas tradições, na beleza dos vossos trajes, danças e cantares e a vossa alegria, a levar a beleza desta terra que é a Meadela e Viana do Castelo, a todo o país e pelo mundo”.

No final da Eucaristia, o diretor do GFLM, Bruno Martins, usou da palavra para, em breves palavras, agradecer ao Monsenhor Vilar toda a simpatia que sempre teve para com o GFLM, referindo que a pandemia não permitiu que as comemorações deste ano fossem, mais uma vez, realizadas como habitualmente, mas que não deixaram de, em Eucaristia dominical, vir agradecer mais um ano de existência. Terminou com um agradecimento à professora de Música, Manuela Marques, por toda a sua colaboração nas Eucaristias de aniversário do Grupo, a quem entregou o “Diploma de Socio Honorário”.

De referir que estiveram presentes vários elementos do GFLM, nomeadamente do Corpo Diretivo.

Com a alegria que caracteriza o folclore da nossa região, o Grupo das Lavradeira da Meadela já percorreu o país de lés a lés e além-fronteiras, tendo obtido vários prémios e distinções, quer em Portugal, quer no estrangeiro.

O Município de Viana do Castelo galardoou o GFLM com a “Medalha de Prata de Mérito” do Município, pelos altos serviços prestados aquém e além-fronteiras, e conta no seu historial com inúmeros prémios e distinções obtidas em festivais internacionais.

Em 2014, no ano em que completou 80 anos de existência, o GFLM foi galardoado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, com o título de “Instituição de Mérito”, pelos relevantes serviços prestados à cultura popular e etnográfica vianense, sendo o primeiro grupo de Viana do Castelo a quem foi atribuído esse galardão.

Fundado em 1934 na Meadela rural desse tempo, o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, ao longo destas mais de oito décadas, em que a freguesia mudou radicalmente, passando a freguesia citadina desde 1988 e hoje União de Freguesias de Viana, continua a manter vivas a tradições herdadas dos nossos antepassados.

O Grupo é membro efetivo da Federação do Folclore Português e membro fundador da Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho. É filiado no INATEL e está inscrito no Comité Internacional EUROPEADE. Em 1995, foi considerado uma Instituição de Utilidade Pública pelo Governo Português.

Refira-se ainda que o GFLM tem uma “Escola de Folclore” fundada há 24 anos, que é um verdadeiro alfobre de onde brotam, novos elementos para o Grupo.

Parabéns ao Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, pela sua brilhante carreira e por mais um aniversário e que continuem a levar bem longe o nome da Meadela, Viana do Castelo e Portugal.

PRAÇA DA LINHA VALE DO LIMA
Durante algum tempo, a Praça da Linha do Vale do Lima esteve em obras, ao que julgamos saber, para a ajustar às necessidades da anunciada e próxima mudança da “Feira Dominical da Meadela”, para aquele primitivo local, que tinha como data prevista o final do mês de maio, prevendo-se a mudança para muito breve, certamente dependente também da conclusão da renovação em curso das casas de banho, que vão servir a feira.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.