Nos dias 21 e 22 de maio, o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela comemorou 88 anos de existência, ao serviço do folclore e das tradições ancestrais da Meadela e de Viana do Castelo.
Do programa de comemorações constou a reposição do tradicional “Peditório dos Santos”, onde os elementos do grupo percorreram as principais artérias da freguesia revivendo a forma como os nossos antepassados angariavam bens que revertiam a favor da festa.
O Grupo das Lavradeiras da Meadela, em nota enviada à imprensa, agradece a todos quantos contribuíram para este peditório em prol da comemoração do aniversário desta Associação e pela forma calorosa como sempre são recebidos, dando alento a preservar esta tradição da freguesia.
No dia 21 de maio, foi dinamizado um evento designado “Tradições na Praça”, que decorreu na sala de visitas da nossa cidade, a Praça da República. Entre as 10h e as 16h, o Grupo esteve no centro histórico a servir os melhores petiscos típicos da região, mas também a partilhar com todos, as danças, as cantigas e a autenticidade dos trajes.
Este evento contou ainda com a participação especial das crianças da Escola de Folclore que brincaram à corda, jogaram ao pião e presentearam com os primeiros passos do Vira, sempre com o brilhantismo que só a inocência deles nos transmite.
No dia 22 de maio e após dois anos de pandemia, o Grupo regressou à casa de Deus, animando a Eucaristia Dominical das 10h30, na igreja paroquial.
É aqui que renovamos a nossa fé… é na celebração da Eucaristia que encontramos alento para sermos testemunhas de Deus na nossa caminhada de preservação das nossas tradições, lê-se na mesma nota.
Na homilia, o nosso Pároco Monsenhor, Vilar realçou a postura alegre de todos os componentes do Grupo das Lavradeiras da Meadela, que a todos contagiam com as suas danças e cantares e com a beleza dos seus trajes, transmitindo beleza que a todos encanta.
O Grupo faz questão de realçar todo o carinho do nosso pároco, Monsenhor Vilar, que os encoraja a serem transmissores de alegria e esperança aos que admiram as nossas danças e cantares.
Deixa ainda um agradecimento especial à professora Manuela Marques, pela disponibilidade e empenho na preparação desta celebração solene, para que a mesma decorresse com brio e dignidade, prometendo tudo fazer para continuarem a ser merecedores destas graças, rogando a Deus para que sempre os acompanhe na missão de representar a Meadela e Viana do Castelo pelo país e pelo mundo.
Ao Grupo das Lavradeiras da Meadela, deixamos os nossos parabéns, por mais um aniversário e que continuem a levar o nome da Meadela e Viana do Castelo, pelo país e pelo mundo, espelhado beleza dos seus trajes, danças e cantares, sempre com a mesma alegria.
Limpeza da rua do Depósito
De acordo com a programação da autarquia, foi realizada a limpeza e desobstrução da vala existente na Rua do Depósito, que aguardava pela chegada da primavera para ser feito o trabalho.
Foi realizada igualmente beneficiação do equipamento de apoio à praia da Argaçosa, com o apoio do Município, para a época balnear que está prestes a iniciar-se. O referido equipamento vai brevemente ser demolido conforme anunciado pelo Município para a requalificação daquela zona.
Entretanto, no passado dia 15, já após as obras de beneficiação uma árvore, graças ao temporal, caiu por cima de parte do telhado, danificando o mesmo e o interior das casas de banho. A autarquia local está agora a aguardar instruções do Município, para resolver esta situação, dado se aproximar a abertura da época balnear.
A zona do Parque de Merendas “Largo da Lena”, junto à Associação de Moradores de Portuzelo, está também a ser alvo de beneficiação, limpeza e reparação dos bancos e mesas existentes, para permitir que, com a aproximação dos piqueniques tudo esteja em condições de utilização.
A União das Freguesias vai apoiar (com o custo do aluguer do autocarro) a deslocação dos utentes do Centro de Dia da Meadela no passeio à cidade de Braga (Sameiro e Bom Jesus), no próximo dia 01 de junho.
Festa da Eucaristia
No domingo, dia 08 de maio, 43 crianças da Catequese, fizeram a sua “Primeira Comunhão” – hoje designada de “Festa da Eucaristia”. A celebração decorreu a partir das 9h e a nossa igreja encheu-se com os familiares e ainda com os padrinhos das crianças.
Para aquelas 43 crianças, pais e padrinhos foi um dia de festa e isso transparecia na alegria dos rostos e na ansiedade em receber “Cristo Eucaristia” pela primeira vez nos corações.
Para a comunidade paroquial da Meadela foi também dia de festa, por ver mais 44 crianças, que após um tempo de catequese/formação realizaram a primeira comunhão, sinal de vitalidade da Igreja e de empenho dos pais na formação integral dos filhos. É também sinal de uma comunidade viva em crescimento.
Para que este dia fosse possível foi necessário o empenhamento dos pais e tantas vezes também dos avós, para a necessária frequência da catequese.
Justo é também salientar a dedicação e empenhamento dos catequistas e do pároco Monsenhor Manuel José Azevedo Vilar, sem os quais nada seria possível, pelo que a todos endereçamos os nossos parabéns.