Grupo Desportivo da Meadela obteve estatuto de Utilidade Pública

Culminando um longo processo, o Grupo Desportivo da Meadela, (GDM) acaba de obter o Estatuto de Instituição de Utilidade Pública, Decreto deferido a 10 de outubro de 2018 e publicado no Diário da República, 2ª série, nº 204, de 23 de outubro de 2018.
Como corolário de um excelente trabalho realizado em favor das camadas mais jovens, foi reconhecida pelo Governo a sua função de “Instituição de Utilidade Pública, sem fins lucrativos, ao serviço do Desporto Jovem”, numa prespectiva de ocupação saudável dos tempos livres e desenvolvimento físico harmonioso, onde a competição, pretende apenas ser um fator de estímulo para os jovens e não o objetivo principal da prática desportiva.
Fundado em 20 de maio de 1977 por iniciativa da dinâmica Junta de Freguesia da Meadela, presidida por Nicolau Veríssimo, que nomeou uma Comissão Administrativa com a missão de criar um “Grupo Desportivo”, para o desenvolvimento físico e ocupação dos tempos livres dos nossos jovens, o GDM era uma velha aspiração dos meadelenses.

No seu primeiro aniversário organizou uma gincana automóvel e uma prova de atletismo em que participaram mais de 300 atletas, além da realização de um colóquio sobre Desporto.
A Junta de Freguesia encetou negociações com a família Rui Feijó, para a formalização da cedência de uma parcela de terreno (no lugar da Cova), para que, a um custo simbólico fosse cedida ao Grupo Desportivo, onde haveria de funcionar o campo do GDM, o que veio a suceder. Graças à colaboração de uma secção da Engenharia Militar de Espinho, foi criado o campo do GDM, que mais tarde daria lugar a uma infraestrutura Pública.

Foram 41 anos de existência, com várias vicissitudes, cujas direções, nem sempre conduziram o clube dentro dos objetivos para que fora criado pelos seus fundadores, que privilegiaram sempre o puro amadorismo, tendo daí resultado o declínio e a inativação do Clube durante largos anos.

Um grupo de meadelenses, encabeçados por António Martins Sousa Baptista reativou o Clube em 10 de dezembro de 2009, passando a ser a realidade que hoje é. Retomando a sua aposta no desporto amador, destinado às camadas mais jovens da população, trabalhando atualmente na formação de jovens nas seguintes áreas: Futebol Juvenil: com equipas de traquinas, petizes, benjamins e infantis, iniciados e juvenis, tendo cerca de 110 participantes nestas modalidades.

Cicloturismo: Onde tem presentemente cerca de 20 praticantes de várias idades nesta vertente desportiva, que vem conquistando cada vez conquista mais praticantes.

Fitness Zumba: Nesta modalidade são já cerca de 50 praticantes de várias idades.
De referir que a Associação tem a sua sede na Praça Linha do Vale do Lima – R/C traseiras «do edifício de renda económica» e que a prática desportiva é levada a cabo no Estádio Municipal Manuela Machado, por protocolo celebrado com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, aspirando a que um dia possa ter o seu próprio campo nos terrenos anexos ao referido Estádio Manuela Machado.

De salientar que o Grupo Desportivo desenvolve a sua meritória atividade junto dos jovens, graças ao trabalho incansável de uma Direção, liderada pelo dinâmico presidente António Martins Sousa Baptista, que desde a primeira hora nunca desistiram de ver o Grupo Desportivo reativado e ser considerado como Instituição de Utilidade Pública, facto que agora se concretiza e que gerou natural regozijo em toda a direção e nos meadelenses.

Ao GDM na sua dinâmica Direção deixamos os nossos parabéns pelo reconhecimento de Utilidades Pública pelo Governo e formulamos votos da continuação de um bom e dedicado trabalho em prol dos nossos jovens.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.