Grupo Desportivo Vila Fria 1980

A Direção do Grupo Desportivo Vila Fria 1980, organizou um almoço no salão nobre da Junta de freguesia em Vila Fria para apresentação da equipa de futebol aos sócios.
O Grupo Desportivo mobiliza muita gente da freguesia, destacando-se os jovens sempre prontos a colaborar nas diversas iniciativas do clube.

Nestes encontros são sempre abordados as necessidades prementes do clube, ou seja, as obras no edifício cujo projeto está concluído faltando apenas o financiamento e o piso sintético para a qualidade da prática desportiva.

A freguesia merece, porquanto já em 1926 José Augusto Rodrigues da Cunha solicitou à Junta de Freguesia licença para fazer um Campo de Futebol, no largo do Monte Ola.
Com a chegada do padre Albertino em 1951, todos os domingos na Avenida da Igreja havia jogos de futebol com duas equipas improvisadas, mas sempre muito participativas.

Com a chegada do padre Alípio Torres para pároco da freguesia, um grande entusiasta de futebol e um sportinguista ferrenho, mobilizou inúmeros jovens para a prática do futebol, criando um clube o Vila Fria Sport Club, com o emblema do clube concebido por Adolfo Taborda, tendo dinamizado a prática de futebol, que ainda hoje se mantém.

Com a sua saída para Moçambique como capelão do Exército, onde cumpriu o serviço militar na guerra do Ultramar, houve encontros de futebol com o Limianos, Forjães e as Velhas Guardas do Futebol Clube do Porto, em forma de homenagem.

Vila Fria tem história da prática de futebol. Daqui saíram inúmeros jogadores para grandes equipas. Não podemos deixar que este filão de desportistas esmoreça, por isso solicitamos aos órgãos decisores, Junta de Freguesia e Câmara Municipal que colaborem na concretização das obras necessárias e imprescindíveis no recinto desportivo.

Na Monografia Vila Fria a Terra e a Gente o Dr. padre Alípio Torres descreve-se ainda que de forma condensada, por imperativo de impressão, a evolução do futebol na freguesia. Sendo um grande conhecedor e entusiasta do futebol seria gratificante, que publicassem em livro a história da prática desportiva nomeadamente o futebol na Freguesia.

Falecimento
No passado dia 14 de setembro faleceu Alzira da Conceição Costa Pereira, com 79 anos de idade, residente na Rua do Futuro, na Areosa, Viana do Castelo. Viúva de Francisco Amílcar Pereira, natural da freguesia de Lamalonga, concelho de Macedo de Cavaleiros, foi a sepultar junto do seu falecido marido no cemitério de Vila Fria no final das cerimónias religiosas na igreja Paroquial de Vila Fria.
Era sogra da solicitadora Andreia Miranda e mãe de Eduardo Pereira, agente imobiliário.
Os nossos sentidos pêsames a toda a família.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.