Grupo Desportivo Vila Fria 1980 Futebol Feminino

O Grupo Desportivo Vila Fria 1980 foi criado em 1980 para a prática de Futebol, embora esta prática já estivesse enraizada nas camadas jovens há muitos anos, desde os tempos do padre Albertino Pereira que paroquiou Vila Fria nos anos de 1951 a 1957, tendo posteriormente sido transferido para a freguesia de Paderne, em Melgaço, onde faz parte da toponímia daquela freguesia, com a chegada do padre Alípio Torres o Futebol teve nova vida, mas somente em 1980 é que passou a um clube federado na Associação de Futebol de Viana do Castelo, graças aos precursores e ao entusiasmo de Manuel Vitorino o principal impulsionador em toda a logística do clube e elementos da primeira Direção, Torcato Pita, Manuel Augusto, Augusto Caxinas, Mota, Toninho, Manuel do Geo, Vasco Branco, Joaquim Pereira, Azevedo e tantos outros que souberam com muito sacrifício promoveram e dinamizaram o Clube até aos dias de hoje é com muito garbo que recordo o tempo em que fui o primeiro tesoureiro do clube e sou o sócio mais antigo vivo. 

Não é viável relacionar todos os que contribuíram, atletas e dirigentes, com trabalho e dedicação, para que o clube chegasse até aos dias de hoje, referi-me apenas aos que deram tudo no início, nomeadamente obtenção de espaço para o campo de jogos, vedação, construção dos balneários e uma tarefa que não está muito visível a marcação do campo, realçamos o trabalho do Mário que durante muitos anos foi o responsável por essa tarefa, assim como o Manuel Carones que com o seu trator planava sempre o campo na véspera de jogos.

Seria importante a Direção solicitar ao padre Alípio, grande entusiasta do nosso futebol, a leitura de um livro onde toda a história do clube fosse registada. Um dia não muito longínquo estes dados ficarão olvidados para sempre, como referiu no seu livro Vila Fria a Terra e a Gente: “se nada mais souberdes conhecei ao menos a história da vossa terra”. Eu acrescentaria e a do vosso clube. 

Depois da sua fundação e da vida débil, porque passam as instituições, o clube sempre se manteve ativo com muito orgulho da população de Vila Fria e dos muitos dirigentes que ao longo destes 42 anos deram muito do seu trabalho e esforço para que se mantivesse até aos dias de hoje. Foram muitas dezenas de vilafrienses que prestaram muito trabalho e dedicação ao nosso Vila Fria 1980, o grande sonho de dezenas de anos concretizou-se com a ampliação do campo e o seu piso sintético que permite uma prática desportiva de qualidade, onde os atletas têm todas as condições para a prática desportiva. 

O Vila Fria 1980 está inscrito na Associação de Futebol de Viana do Castelo a disputar o campeonato distrital, com boa performance, mas a razão deste artigo prende-se com uma inovação, de realçar por inédita na Associação de Futebol de Viana do Castelo.

A atual Direção, numa atitude verdadeiramente genial, introduziu a prática de futebol feminino, com muita galhardia e elegância. São diversas as atletas que estão a participar e competir nas 10 equipas de sub15, com jogos de 15 em 15 dias, na Associação de Futebol de Braga, em virtude de na Associação de Futebol de Viana do Castelo, nesta fase ainda não haver clubes para competir.

Nesta fase, o Vila Fria 1980 tem cerca de 30 atletas a treinar e 14 a competir. 

Na Associação de Futebol de Viana do Castelo só há duas equipas inscritas: o Vila Fria 1980 e o Âncora Praia.

O objetivo do Vila Fria 1980 é ter três equipas a competir nos diversos escalões.

Estamos numa fase embrionária mas com muito vigor, a população também está muito recetiva e anuiu a esta nova prática de futebol, já muito expansiva noutras localidades.

À Direção os nossos parabéns por toda esta dinâmica, às atletas e a todos que colaboram com o Vila Fria 1980.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.