Grupo Etnofolclórico “Renascer” de Areosa na Maratona de Folclore

Portugal está presente na Maratona de Folclore Mundial do CIOFF® Internacional.
O CIOFF® (International Council of Organizations of Folklore Festivals and FolkArts) é uma organização mundial que envolve mais de 108 países em todo o mundo. Em Portugal, a Associação CIOFF® Portugal integra atualmente mais de 60 membros, entre efetivos, associados, apoiantes e honorários e 12 festivais internacionais, certificados, que são visualizados por milhares de pessoas em território nacional.

Criado em 1970, com os objetivos de salvaguarda, promoção e difusão da cultura tradicional e do folclore, o CIOFF® é uma organização internacional cultural não-governamental (ONG) que mantém relações consultivas formais com a UNESCO, tendo sido acreditada em 2012, pelo Comité Intergovernamental, como Consultora para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. Desde 2016, a Associação CIOFF® Portugal é um dos membros com estatuto consultivo junto da UNESCO. No âmbito das suas competências é responsável por assegurar a representação de Portugal junto do CIOFF® Internacional, e assegurar a qualidade dos festivais certificados, promover a solidariedade entre os seus membros, preservar e divulgar a arte e a cultura tradicional e popular portuguesa e promover o intercâmbio e a paz entre os povos.

De 1992 a 2010, a Fundação INATEL, então Instituto Público, foi representante da organização em Portugal. Em 2010 foi criada a Associação CIOFF® Portugal, entidade autónoma, permanecendo a Fundação INATEL ligada ao CIOFF®, presidindo este organismo desde a sua constituição.

Nessa medida, o CIOFF® Internacional vai dedicar o dia 08 de agosto às Culturas do Mundo, através da Maratona do Folclore (CIOFF® International World Distance Marathon), evento que pretende apresentar em live streaming durante 24 horas ininterruptamente diversos workshops de dança promovidos por elementos selecionados por cada uma das secções nacionais, sendo que o CIOFF® Portugal terá a honra de participar neste evento de cariz mundial através de um workshop de 50 minutos, tendo escolhido para a sua preparação e apresentação do membro da comissão técnica deste organismo, Miguel Cruz e o Grupo Etnofolclórico RENASCER de Areosa, que irão ensinar aos participantes uma dança representativa da sua identidade cultural, apresentando ainda os seus trajes, as suas danças, músicas e cantares a todo o mundo. A gravação de alguns conteúdos desta sessão foi já iniciada no passado sábado de manhã na Praça da Liberdade em Viana do Castelo, conforme se pode verificar na fotografia em anexo. Miguel Cruz, conta já com 25 anos de experiência no folclore, sendo atualmente um dos fundadores e diretor artístico do Grupo Etnofolclórico RENASCER de Areosa, tendo organizado diversas manifestações artísticas e culturais em Portugal e na Europa. É também membro da Comissão Organizadora do Festival de Folclore Internacional do Alto Minho e da Comissão Técnica do CIOFF®, avaliando a qualidade dos festivais certificados CIOFF®, em Portugal.

Esta Maratona de Folclore terá um impacto global e contará com a participação de milhares de pessoas nos workshops ministrados em quase todos os setores mundiais. O alcance através das redes sociais nas últimas edições foi de centenas de milhares de pessoas, sendo um evento de enorme responsabilidade e prestígio que divulgará a cidade de Viana do Castelo pelo mundo, como a efetiva capital do Folclore em Portugal.

CENTRO ESCOLAR DE AREOSA
Embora já fosse do conhecimento público a intenção da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Junta de Freguesia de Areosa a construção de um novo Centro Escolar de Areosa, bem como a aquisição do terreno para a sua implantação, só no passado dia 03 foi dado a conhecer o projeto.

Face à impossibilidade de nos referimos, neste número, a este importante acontecimento, há muito reclamado pelos areosenses, fá-lo-emos no próximo número.

DIRETOR DO GEA
Alberto Rego, que é também um dos diretores da Comissão Europeia da FIDAF – Federation of International Dance Festivals (official) voltou a integrar o grupo internacional de jurados do Büyükçekmece International Culture and Art Festival, Büyükçekmece Belediyesi, Istambul, Turquia, que este ano se realizou online, entre 29 e 31 de julho. Apesar de virtual, o seu trabalho continua a demonstrar rigor, responsabilidade e paixão.
Parabéns.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.