Grupo Etnográfico esteve em Paris

A convite do Théâtre de la Ville, em Paris, o Grupo Etnográfico de Areosa (GEA) participou na abertura da Temporada Cruzada Portugal – França, através de uma mostra de Gigantones e Cabeçudos, que decorreu no passado domingo, dia 13 de fevereiro de 2022.

Esta iniciativa, decidida ao mais alto nível, pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e pelo presidente, Emmanuel Macron, decorrerá de fevereiro a outubro e conta com uma média de quatro eventos por semana, onde se apresentarão cerca de 500 artistas franceses e portugueses. 

A mostra de Gigantones e Cabeçudos insere-se no programa intitulado “Mosaiques des voix lusophones – Ouverture de la Saison France-Portugal 2022”, que celebra as artes portuguesas, destacando as vozes lusófonas com seis concertos, a decorrer no referido teatro. 

Este convite não prestigia apenas os membros do Etnográfico de Areosa, mas toda a comunidade vianense e será uma boa oportunidade para reforçar a visibilidade de Viana do Castelo e das Festas da Sra. d’Agonia.

Recorda-se que a primeira internacionalização do Etnográfico de Areosa aconteceu também em Paris, em 1979.

Desaparece figura típica

Faleceu, no passado dia 03 de fevereiro, Teresa Fernandes de Passos, mais conhecida pela “Teresa da Careca”, com 78 anos de idade. Enquanto teve saúde era vê-la a calcorrear a EN13, chamando a atenção de todos com o seu modo muito próprio de trajar, quer nas suas deslocações à igreja, aos velórios, ao Centro Paroquial, da qual era uma das utentes mais antigas, quer nas frequentes visitas à sua filha. Ou mesmo nas deslocações à cidade.

O seu funeral realizou-se no dia 05 de fevereiro para o cemitério de Areosa.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.