Grupo Folclórico assinala 89 anos

Prestes a completar nove décadas de existência, o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela celebrou no passado dia 27 de maio, o 89.º aniversário da sua fundação, ao serviço da cultura, do folclore e etnografia, com um espetáculo comemorativo, designado de “Meadela em Movimento”, que ocorreu no Salão de Festas do Centro Paroquial da Meadela, pelas 22h, perante uma vasta assistência, com a atuação do grupo aniversariante, que a todos maravilhou com as danças e cantares e da Escola de Folclore, que nos transportou à nossa infância numa sugestiva representação cénica, atuando ainda com agrado geral a Academia Jadança, Daniela Chaves Dance, e a Urban Creations,  fechando  com a atuação da Tuna “Hinoportuna”, do IPVC, ao som do  “Havemos de ir a Viana” 

No domingo, dia 26, às 10h30, teve lugar a celebração de uma Eucaristia de Ação de Graças celebrada pelo nosso Pároco, Monsenhor Manuel José Vilar e animada pelo grupo aniversariante, sob a orientação da professora de música, Manuela Marques. Na homilia, Monsenhor Vilar depois de dar os parabéns ao Grupo, realçou a alegria contagiante, espalhada nos rostos dos elementos, sempre que estão em palco, transmitindo a quem os vê essa alegria. Constatou que os componentes do Grupo continuam a praticar os valores da sua fé e terminou referindo: “Continuai a espalhar essa alegria, através das vossas danças e cantares e da beleza dos trajes que envergais, por todo o Portugal e pelo mundo, pois assim sereis também transmissores de alegria e dos valores cristãos em que acreditais”. 

Finda a celebração, cantou-se os parabéns ao grupo, e acompanhados pelo pároco e convidados, foram em romagem ao cemitério, para homenagear os elementos já falecidos. No cemitério, o Monsenhor Vilar fez uma pequena cerimónia, em sufrágio pelos elementos do grupo que já partiram, sendo no final colocadas coroas de flores no túmulo aos mortos existentes.

Um pouco da história do Grupo 

Fundado em 1934, ao tempo da Meadela rural de outrora, o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, ao longo destas quase nove décadas, continua a manter vivas as tradições herdadas dos seus antepassados, apresentando os seus riquíssimos trajes confecionados artesanalmente, as danças e  cantares, as músicas tradicionais e reposições cénicas relacionadas com a lides agrárias, fazendo jus ao seu próprio nome, Lavradeiras da Meadela.

Com a alegria esfusiante que caracteriza o Folclore da nossa região, o Grupo das Lavradeira da Meadela tem percorrido o país de lés a lés e além-fronteiras, tendo obtido vários prémios e distinções, quer em Portugal, quer no estrangeiro. Foi galardoado com a “Meadela de Prata de Mérito do Município de Viana do Castelo” pelos altos serviços prestados aquém e além-fronteiras. E conta no seu historial com inúmeros prémios e distinções obtidas em festivais internacionais. 

O Grupo é membro efetivo da Federação do Folclore Português e membro fundador da Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho. É filiado no INATEL e inscrito no Comité Internacional EUROPEADE. 

Em 1995, foi considerado uma Instituição de Utilidade Pública pelo Governo Português. Em 2014, foi galardoado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo com o título de “Instituição de Mérito” pelos relevantes serviços prestados à Cultura Popular e Etnográfica Vianense. 

Refira-se ainda que o Grupo tem uma Escola de Folclore, fundada há 27 anos, que é um verdadeiro alfobre de novos elementos para o Grupo e a todos encanta com as suas danças. 

Ao Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela endereçamos os nossos parabéns por mais um aniversário, com votos de longos anos e muitos êxitos folclóricos.  

Falecimentos

Março

Dia 24 – Amélia Martins de Miranda, de 88 anos de idade, residente na rua de Fornelos, Meadela, sepultada no Cemitério da Meadela.

Dia 26 –  Maria Augusta da Costa Pereira de Magalhães Faria de Araújo, de 95 anos de idade, residente na rua do Ameal, Meadela, sepultada no Cemitério Municipal de Santa  Maria Maior, Viana do Castelo.

Abril

Dia 07 – Rosa Maria Martins Pereira Pinto, de 52 anos de idade, residente na rua da Bouça Longa, Meadela, Cremada na Central Vale do Ave – Vila Nova de Famalicão.

Dia 26 – Maria Rosa Parente Gonçalves da Cruz, de 91 anos de idade, residente no Caminho da Barrosa, Perre, sepultada no cemitério da Meadela.

Dia 27 – Luís Correia Alves Cerqueira, de 71 anos de idade, residente na rua da Estrada Velha, Meadela, Cremado na Central Vale do Ave – Vila Nova de Famalicão.

Maio

Dia 16 – Manuel Armando Martins de Sá, de 98 anos de idade, residente na rua da Estrada Velha, Meadela, sepultado na Meadela.

Dia 17 – Maria da Luz Silva Faria Correia, de 57 anos de idade, residente na rua dos Carregais, Meadela, sepultada no cemitério da Meadela. As nossas condolências às famílias enlutadas.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.