Grupo Folclórico das Lavradeiras em Chipre e em Macau

No rescaldo de mais uma intensa época de atividade na divulgação das tradições da freguesia da Meadela, a nível local e nacional, o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela regressou recentemente de mais uma deslocação internacional, tendo participado no “12º Nicosia Internacional Folk dance festival”, no Chipre, que decorreu no período de 28 de agosto a 03 de setembro.

Neste festival destacou-se a qualidade organizativa, bem como dos grupos participantes que incluíam representações da Turquia, Irlanda, República Checa, entre outros, aos quais foram proporcionadas várias actividades culturais que favoreciam o convívio entre todos os intervenientes. Naturalmente, a participação portuguesa não passou despercebida e saiu valorizada num enriquecedor intercâmbio cultural.


Ainda no plano internacional o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela teve o privilégio de participar no “Festival Juvenil Internacional de Dança”, um evento de grande destaque em Macau, que decorreu no período de 19 a 27 de julho.

Este festival, organizado pela Direção dos Serviços de Educação e Juventude (DSEJ), do Governo da Região Administrativa Especial de Macau, revela-se numa plataforma para os jovens amadores de dança, oriundos de diferentes países e regiões do mundo, cultivarem a amizade, realizarem intercâmbios culturais e apresentarem estilos de dança diversificados. Também aqui os jovens do grupo demarcaram-se pela sua capacidade de integrarem as diferentes performances planeadas pela organização, em conjunto com os diversos países participantes.

No âmbito dos grupos de dança tradicionais, o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela foi destacado pela sua qualidade artística e pelo brio e fidelidade do seu trajar, aspeto este realçado nos workshops dinamizados ao longo do festival.


O feedback obtido das comissões de organização de ambos os festivais, bem como os contactos solicitados pelos diversos grupos participantes de países de todo o mundo, revelam a seriedade que o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela atribui a este papel, tão importante, de embaixadores da cultura tradicional portuguesa, em particular da região de Viana do Castelo. Desta forma, o grupo completa a sua 53º internacionalização, com 27 países visitados, assumindo-se como um dos grupos com maior número de internacionalizações de toda a região.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.