À semelhança dos anos anteriores, dia 22 de fevereiro celebra-se o Dia Mundial do Pensamento (data de nascimento dos fundadores Lady e Lord Baden-Powell), e simbolicamente, todas as guias, escuteiros do mundo estão em pensamento uns com os outros, motivados pelo mesmo ideal.
Para assinalar o marco, cerca de 200 Guias da Região de Viana do Castelo juntar-se-ão no próximo fim de semana, dias 23 e 24, em Santa Marta de Portuzelo, debruçadas sobre o tema LIDERANÇA.
Conforme nos foi referido, “o Guidismo é um movimento de educação não formal que visa proporcionar às raparigas e jovens mulheres a oportunidade de desenvolver plenamente o seu potencial como cidadãs universais. No nosso país, esta missão é protagonizada pela Associação Guias de Portugal.”
Robert Baden Powell foi, desde novo, um apaixonado pela Arte e pela Natureza, conseguindo em 1907 proporcionar um acampamento para 24 rapazes, de modo a que estes pudessem experimentar as técnicas de observação e reconhecimento de pistas e trilhos que ele tinha desenvolvido. Surgiram, assim, os Escuteiros, naquela altura para rapazes.
Passados dois anos, em 1910, com a ajuda da sua irmã Agnes, criaram um Movimento para raparigas, as Guias, onde mais tarde a sua mulher, Olave Baden Powell, promoveu e desenvolveu o espírito do Movimento Guidista.