Homenagem a Pedro Homem de Mello

No dia 11 de maio de 2019, foi homenageado na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto, pelo Club dos Poetas Vivos (CPV), PEDRO HOMEM DE MELLO. Ocorreu poesia, fado com letras do poeta e, por fim, folclore, realçando o deslumbrante entendedor de etnologia e antropologia.

Estavam cerca de 80 colaboradores, no lançamento da 5.ª edição do livro “Manuscritos Inéditos de poesia e seleção de textos de etnografia e do ensaio folclore”, do autor José Maria Lacerda e Megre.

Um dos notáveis do CPV e que prefaciou os livros do autor, escritor e jornalista, foi o advogado, recentemente homenageado na respetiva Ordem, Cardoso Moniz (Barão De Palme). Falou então do folclore de Pedro Homem de Mello, dizendo, nomeadamente, que “era um humanista monárquico, tinha grande audiência, certa e fiel, para ouvir interessadamente as gotas e os viras e assistir aos passos dos ranchos que curiosamente escolhia”.

Após o 25 de Abril, “as aflições, a fome e as múltiplas carências eram de tal ordem, que (…), organizaram uns pares de bailadores para, debaixo da orientação de Pedro Homem de Mello, dançarem músicas folclóricas para os turistas que enchiam as casas de fado e restaurantes do Porto e arredores”.

Pedro Homem de Mello foi dezenas de vezes homenageado em Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, Afife, Cabeceiras de Basto, Santo Tirso, Vila do Conde e no Porto desde 2013  (10 vezes), nas várias sessões do CPV.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.