Honra e mérito de artista da nossa Freguesia

Tânia Cristina Miguel de Carvalho, conhecida no meio artístico por Tânia Carvalho, nasceu em Perre, em 27 de julho de 1976. É filha de um luso angolano, com fortes relações familiares a Perre, e que escolheu a nossa terra como lugar de eleição (Raúl Vieira de Carvalho). E ainda de uma beirã nascida no Fundão, na aldeia de Bogas de Cima (Silvina de Jesus Gomes Miguel). Ele é arquiteto e engenheiro civil e ela médica, de profissão. A Tânia é a segunda filha de cinco, e vive atualmente, em Lisboa.

Iniciou as aulas de dança clássica aos cinco anos de idade, e as de dança contemporânea aos 14.

Em 1994 concluiu o primeiro ano da Escola Superior de Arte e Design, Tecnologia e Gestão, na área de Artes Plásticas, na cidade das Caldas da Rainha.

Entre 1995 e 1997 frequentou a Escola Superior de Dança de Lisboa. Em 1999 concluiu o Curso de Dança Contemporânea do Fórum Dança (Lisboa), e, nesse mesmo ano, frequentou o curso noturno de Joalharia, da Escola ARCO, também de Lisboa.

Entre 2007 e 2013 frequentou aulas de piano e formação musical com João Aleixo, Diogo Alvim e Yuri Popov.

Em 2018, teve aulas particulares de Erhu com uma professora que já regressou à China e foi recentemente substituída pelo professor Cheong Li. Com este instrumento, irá dar um concerto em Braga, no dia 13 de abril.

Enquanto coreógrafa, apresentou-se em vários teatros e festivais, e trabalhou em centros de residência, em Portugal e além fronteiras, sendo as suas peças frequentemente co-produzidas por várias entidades culturais, tanto portuguesas como estrangeiras.

Realizou uma coreografia para a Companhia Nacional de Bailado, intitulada “S”, aquando da comemoração de 20 anos de carreira. Esta companhia levou à cena mais duas peças da autora, intituladas “A Tecedura do Caos“ e “Olhos Caídos”.

Paralelamente, desenvolveu projetos musicais, entre os quais se destacam “MadMud”, “Idiolecto” e “Duploc Barulin”, a estrear em 2019. Compõe também bandas sonoras para as suas próprias peças e de outros, tendo integrado o filme “A linha”, de Manuel Guerra.

Tânia Carvalho foi vencedora do concurso “Jovens Criadores”, em 2000, com a peça “Inicialmente Previsto”, quando participou num festival em Sarajevo. Foi também vencedora do Prémio Autores 2012, da Sociedade Portuguesa de Autores, na categoria de dança, obtendo a distinção de melhor coreografia com a peça ”Icosahedron”, numa gala que foi transmitida, em direto, na RTP1.

E, em janeiro de 2019, Tânia Carvalho foi distinguida pelo Município vianense, com o título honorífico de “Cidadã de Mérito”.

Neste momento encontra-se novamente nomeada pela Sociedade Portuguesa de Autores (em parceria com a RTP), para a categoria de dança, melhor coreografia, com a peça intitulada “S”, que compôs para a Companhia Nacional de Bailado.

Estes são alguns dos momentos mais relevantes da vida e da carreira profissional e artística da nossa conterrânea Tânia Carvalho, que nos apraz revelar. A freguesia de Perre certamente gostará de saber que alguém que aqui nasceu e connosco conviveu durante vários anos, se distingue, em Portugal e além fronteiras, por mérito próprio e indeclinável amor ao percurso de vida que escolheu.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.