Humor é o meio de transporte do espetáculo “Ser Português de Norte a Sul”, pelo olhar da Krisálida e do Alteatro

“Ser Português de Norte a Sul” é um espetáculo de humor visual, produzido em regime de criação coletiva, que desafia os espetadores a embarcarem numa viagem pelo território nacional. Através de uma panóplia de situações, quatro personagens exploram uma ideia de “portugalidade”, proporcionando ao público uma experiência catártica e irresistivelmente cómica. Esta criação resulta da colaboração entre duas companhias teatrais: a Krisálida de Caminha e o Alteatro de S. Bartolomeu de Messines, Algarve.

O espetáculo, que estreia a 5 de julho, sexta-feira, no Teatro Municipal de Caminha, convida o público a refletir sobre o que significa ser português, inspirado nos costumes e tradições das pessoas de norte a sul do país. Utilizando o humor como meio de transporte, esta viagem de Norte a Sul é, nas palavras do encenador Ángel Frágua, “uma brincadeira a falar de coisas sérias”.  A partir da improvisação e do jogo, utilizando ferramentas da máscara neutra, da pantomima e do clown, o espetáculo revela que “o povo português tem muitos pontos em comum, e é sobre eles que vamos falar”.

Carla Magalhães, cocriadora do espetáculo e diretora artística da Krisálida, destaca a riqueza do processo de criação colaborativa: “O processo de criação com uma companhia do outro ponto do país foi extremamente enriquecedor e nele abordamos temas da atualidade que implicam a todos, como a emigração, a habitação, a saúde e a burocracia”.

Por seu lado, o cocriador e diretor artístico do Alteatro, Pedro Ramos, questiona: “Existe portugalidade em nós ou construímo-la? O que carateriza este povo? Pobre, com a mania das grandezas, sendo feudal e submisso, com um índice de violência contra as mulheres elevado, mas também desenrascado, sempre com um sorriso acolhedor e sincero, com uma porta aberta, comida e bebida, festa e convívio”. 

A nova produção da Krisálida e do Alteatro visa explorar diversos temas da atualidade nacional proporcionando um olhar reflexivo e satírico sobre as tradições e costumes que sobrevivem desde séculos, especialmente os mais caricatos aos olhos de hoje.

O espetáculo estará em exibição nos dias 5 e 6 de julho, às 21:30, e no dia 7 de julho, às 18:30, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha, com sessões destinadas ao público geral. Não perca esta oportunidade de rir, refletir e descobrir a essência de ser português através de uma lente cómica e inovadora.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.