Igrejas e capelas estão abertas a visitas

Na noite de hoje, dia 14 de abril, 21 capelas e igrejas estão abertas aos fiéis para o roteiro religioso. Esta é uma das iniciativas da “Páscoa Doce”, que se iniciou no último sábado, dia 09 e prolonga-se até à próxima segunda-feira, dia 18 de abril.

A Sé de Viana do Castelo, a igreja da Misericórdia, a Capela de N.ª Sr.ª do Resgate (Rua da Bandeira), a igreja de N.ª Sr.ª da Caridade, a igreja de São Francisco (Ordem Terceira), a Capela da Casa da Carreira (Câmara Municipal), a Capela das Almas, a igreja do Seminário do Carmo, a igreja Paroquial de N.ª Sr.ª de Fátima, a igreja da Sagrada Família, a Capela de St.ª Rita (junto ao Colégio do Minho), a Capela de N.ª Sr.ª d’Agonia, a Capela de S. Roque (junto à da Sr.ª d’Agonia), a Capela do Carmelo de St.ª Teresinha, a Capela do Seminário Diocesano, a Capela de N.ª Sr.ª das Candeias (Largo Vasco da Gama), a Capela de Santa Catarina e a igreja Paroquial de Monserrate, a Capela de N.ª Sr.ª da Conceição da Rocha (junto à Sr.ª d’Agonia), o Santuário do Sagrado Coração de Jesus-Santa Luzia e a Capela do Hospital de Santa Luzia estarão abertas para os fiéis. Paralelamente, 24 pastelarias do centro histórico funcionarão em horário alargado para disponibilizar os doces típicos da quadra a todos os visitantes.

A iniciativa foi apresentada no dia 05 de abril, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal, e contou com a presença do vereador da Cultura, Manuel Vitorino; do padre Armando Rodrigues e do presidente da Associação Empresarial, Manuel Cunha Júnior.

O vereador da Cultura falava que o objetivo é “afirmar a nossa identidade na quadra festiva”. Manuel Vitorino reforçava que “esta iniciativa junta o religioso e o profano. É uma Páscoa Doce e alegre”.

O presidente da Associação Empresarial anunciou que as pastelarias, no total 24, vão estar de portas abertas para apresentar os doces típicos da época. Seis delas, com a Torta de Viana certificada. Manuel Cunha Júnior afirmava que “as pastelarias vão estar abertas durante a noite de quinta-feira, dia 14, aquando da visita às igrejas e capelas”.

O padre Armando Rodrigues informou que o Bispo da Diocese, D. João Lavrador, deu indicações para que todas as paróquias celebrem a Páscoa seguindo as regras da Direção Geral de Saúde (DGS) e da Conferência Episcopal. “Quem irá acompanhar a Cruz vai de máscara. Não haverá o beijar da Cruz, apenas uma inclinação e a oração. Não demoraremos muito tempo para evitarmos os ajuntamentos”, salientava o padre Armando Rodrigues.

“Em Viana do Castelo, arciprestado e concelho, o compasso vai realizar-se em todas as freguesias. Sei que uma ou outra freguesia da Diocese onde um pároco ou outro decidiu não fazer, talvez por algum receio. A indicação que temos do nosso bispo é alegria e que todas as paróquias façam a visita pascal e estejam disponíveis, evitando vivermos neste medo, tentando libertar ao máximo, com regras e sensatez”, acentuava o padre.

Hoje, às 21h30, a igreja da Misericórdia recebe um Concerto de Páscoa pelo Coral Polifónico de Viana do Castelo.

Nos dias 15 e 16 de abril, acontecem Feirões da Páscoa, na Praça da República, a partir das 10h, com feira de doces típicos desta festividade religiosa e a participação de grupos folclóricos. 

Na Sexta-feira Santa, às 21h, acontece ainda a Via-Sacra, pelas principais ruas do centro histórico.

No sábado, dia 16 de abril, às 11h, a Porta Mexia Galvão é palco de uma atuação da Big Band da Associação Musical – Zepam. 

A programação inclui ainda a Queima do Judas, a 16 de abril, às 12h, em Monserrate e, às 23h, no Largo das Neves. No dia de Páscoa, 17 de abril, às 9h, a Câmara Municipal de Viana do Castelo recebe o compasso pascal.

A programação encerra segunda-feira, dia 18, a partir das 12h30, com o Largo das Neves a receber a Páscoa a Três, com cerimónias e momentos de convívio. 

A “Páscoa a Três” é um conjunto de iniciativas que se desenvolve no período pascal nas comunidades que brindam na Mesa dos Três Abades – Barroselas, Mujães e Vila de Punhe. A programação conjuga a fé com a tradição e o profano, integrando o “Encontro das Cruzes, o “Brinde na Mesa dos Três Abades” e o “Hastear da Bandeira”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.