II Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima “Caminho Português de Santiago

Depois do sucesso da 1.ª Edição, que viu nascer o Ensemble “Na Rota do Peregrino”, o II Encontro terá lugar entre 18 e 21 de Dezembro de 2018 em Ponte de Lima, e reunirá 12 músicos e musicologistas profissionais de Portugal, Espanha, República Checa e Estados Unidos da América, sob direção artística de Maurício Molina (City University of New York) e direção geral de Daniela Tomaz (Ensemble Med), com parceria do Departamento de Música Antiga da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. O resultado será um concerto único, dia 21 de Dezembro pelas 21h30, na medieval Igreja Matriz de Ponte de Lima, para celebrar o período da Natividade.

O I Encontro teve a sua génese em Julho de 2017, após a 6.ª edição do prestigiado “Curso Internacional de Interpretación de Música Medieval” em Besalú, Barcelona, um dos cursos referenciais na Europa, no âmbito da reconstrução e interpretação da música europeia dos séculos XI, XII e XIII, dirigidos pelo Prof. Doutor Maurício Molina e que reuniu mais de 40 especialistas em música e musicologia medieval de todo o mundo.

“Na Rota do Peregrino” é um projeto promovido pel’O Corvo e a Raposa Associação Cultural, em parceria com o Município de Ponte de Lima, o Teatro Diogo Bernardes e o Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos e com o apoio da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, da Direção Regional de Cultura do Norte e da Fundação GDA.

Programa da II Edição / “Na Rota das Cantigas de Santa Maria de Portugal”

“As Cantigas de Santa Maria são uma coleção de mais de 400 canções monódicas, compostas e compiladas na segunda metade do século XIII na corte do Rei Alfonso X “el Sabio”. Os textos destas composições estão escritos em Galaico-Português e narram diferentes milagres realizados pela Virgem Maria pelo mundo. Entre elas, aparece um grupo de obras que descrevem milagres que aconteceram em diversos lugares de Portugal. Neste programa, o Ensemble Na Rota do Peregrino explorará e interpretará este reportório dentro do contexto das fontes musicais primárias e dentro do clima social, religioso e político deste período histórico.” Maurício Molina

Ensemble Na Rota do Peregrino

Maurício Molina | Direção artística e percussão
Daniela Tomaz | Direção geral, flautas e percussão
Lucía Martín e Eunice d’Aguiar | Soprano
Joana Godinho | Mezzosoprano
Carlos Meireles e José Carlos Mateus | Tenor
Jorge Castro | Barítono
Isabella Shaw | Mezzosoprano e Harpa
Maria de Mingo | Cítola
Jakub Michl | Viela
Carme Juncadella | Orgão portativo

MAURÍCIO MOLINA | Direção artística e percussão medieval

Maurício Molina é um musicólogo e intérprete dedicado à reconstrução e interpretação da música dos séculos XI, XII e XIII. É Mestre em Interpretação Histórica de Mannes College of Music (New York) e Doutorado em Musicologia Histórica na City University of New York Graduate Center. É professor convidado no Centre International de Musiques Médiévales – Université Paul Valéry de Montpellier e professor de Cultura Medieval Islâmica e Antropologia Musical e Iconografia Medieval no consórcio universitário norte-americano IES Abroad Barcelona. Em 2010 publicou “Frame Drum in the Medieval Iberian Peninsula” (Reichenberger), livro que foi galardoado com o prémio Nicholas Besseraboff da American Musical Instrument Society como o mais distinto em organologia de 2010. O seu próximo livro “La canción monofónica secular y religiosa en el Occidente medieval (850-1200)” será publicado pela editorial Dairea em 2018. Maurício é também diretor dos grupos de música medieval Magister Petrus, Ars Memorie e do Curso Internacional de Interpretación de Música Medieval de Besalú (Catalunha).

DANIELA TOMAZ | Direção geral, flautas e percussão medieval

Inicia os seus estudos musicais em 1990 no Conservatório Regional de Gaia, estudando com Pedro Castro, Pedro Couto Soares e Pedro Sousa Silva. Em 2008 prossegue com os estudos musicais no Departamento de Música Antiga da Hogeschool voor de Kunsten Utrecht (HKU), Países Baixos, sob orientação de Heiko ter Schegget em Flauta de Bisel e Wilbert Hazelzet em Traverso, graduando-se em Abril de 2012 Cum Laude. É Diretora do Ensemble Med, um laboratório de performance de música medieval Europeia, com quem participou em diversos festivais de música dos Países Baixos e Portugal, destacando o Festival Percursos da Música, em Julho de 2017. Dirige o projeto Raízes e Revolução, que estreou em Tbilisi e Poti (Geórgia) e participa também noutros Ensembles, nomeadamente Rosa Gallica (FR), Capella Duriensis (PT), Ensemble Ditirambo (MX), com concertos em Portugal, França, Países Baixos, e México. É também licenciada em Arquitectura pela Universidade do Porto desde 2005, tendo escrito a sua tese final “Arquitectura e Acústica: o Espaço Sinestético”, da qual obteve 19 valores. É consultora da Association Européenne des Conservatoires (Utrecht/Bruxelas) desde 2011 e do Município de Famalicão desde Julho de 2018. Foi Diretora Artística na Academia de Música de Lagos de 2012 a Março 2018. Membro fundador do Corvo e a Raposa Associação Cultural.

 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.