III Costeletão realiza-se a 02 de março e Festa de São Brás

A Comissão de Festas de S. Pedro e São Paulo vai organizar, no próximo dia 02 de março, o III Costeletão. As inscrições terminam a 24 de fevereiro.

Esta é mais uma iniciativa para angariação de fundos que ajudarão à realização da festa.
Nesse evento será revelado o grupo musical da sexta-feira das festas.

O Salão Paroquial será palco da iniciativa, que contará com um menu de adultos e um menu júnior. Os valores variam entre os cinco e os 10 euros.

Festa de São Brás aconteceu no início do mês

A Festa de São Brás realizou-se no primeiro fim de semana de fevereiro.

Na capela de São Brás está também a imagem de São Roque. São duas imagens de muito rigor, e de muito respeito para todos os devotos.

São Brás é, como o povo diz, o advogado da garganta. E no sermão, muito bem explicado por um pregador jovem, o padre Nuno Ventura, falou-se da profissão de São Brás, que era médico, e que trocou a sua carreira por outro modo de vida completamente diferente.
Com esta atitude viria, mais tarde, a ser convidado para ser Bispo da cidade, mais próxima da sua residência.

Verifiquei que muitas pessoas fizeram as voltas que tinham prometido e posteriormente assistiram às cerimónias religiosas, tanto no sábado como no domingo.

ALGUMAS TRADIÇÕES
Para além da parte religiosa, há outros aspetos relevantes da festa. Os doces e as roscas tradicionais não faltam e são muitas as pessoas que as procuram.

Antigamente, os homens procuravam uma taberna próxima para confraternizar, mas com a chegada dos cafés às aldeias, as tabernas foram sendo substituídas, porque eram também muito associadas ao consumo de álcool. Hoje já não é assim.

As tascas ou tabernas são frequentadas para promover o convívio e até recordar outros tempos.

A Comissão desta Festa (a Fábrica da Igreja) retomou a tradição da realização da taberna proporcionando momentos descontraídos com produtos típicos da região, como sejam a broa, o chouriço, o vinho quente, entre outros.

Este ano teve lugar numa casa típica, que em tempos foi do Dr. Coelho, espaço que foi cedido pelo proprietário. Foram criadas as condições necessárias para que fosse possível angariar mais alguns fundos a reverter a favor de algumas obras.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.