A Câmara de Viana do Castelo aprovou na última reunião de Câmara, por unanimidade, um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculo multimédia na Avenida dos Combatentes.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo apresentou o protocolo de cooperação entre o município e a Associação Empresarial. O valor investido este ano é 10 mil euros inferior ao ano anterior, no entanto, Luís Nobre assegurou que “haverá mais ruas iluminadas” e os espetáculos multimédia vão realizar-se ao longo da Avenida dos Combatentes.
Luís Nobre anunciou que a árvore de Natal 3D, com cerca de 30 metros de altura, que nos últimos anos, tem sido instalada na Praça da Liberdade vai passar para o Jardim da Marina.
Em 2018, a Câmara de Viana do Castelo decidiu, abdicar da iluminação da maior árvore de Natal natural da Europa, que brilhou durante mais de 20 anos, para preservar um “exemplar classificado, património da cidade”.
Com mais de 50 metros de altura, a araucária excelsa foi, durante mais de 20 anos, iluminada com milhares de luzes, sendo vista em toda a cidade, num perímetro de vários quilómetros.
A instalação da decoração era assegurada, manualmente, apesar das fragilidades que o exemplar já apresentava.
O autarca socialista garantiu que “serão tidas em consideração as recomendações do Governo, mais concretamente na redução dos consumos energéticos, por via da utilização de luminárias LED e da limitação dos períodos em que as mesmas estarão ligadas”.
Sublinhou que “as iluminações e ornamentações do centro histórico além de se assumirem como uma iniciativa estratégica e muito importante, nesta época festiva, para o comércio tradicional local, aprimoram todo o programa de animação de Natal do município, constituindo-o como um ponto de referência para quem visita Viana do Castelo”.