A exemplo dos anos anteriores a União de Freguesias mandou iluminar e colocar música ambiente algumas ruas do Centro Cívico da Meadela, criando assim um ambiente festivo na quadra Natalícia que atravessamos.
É uma iniciativa louvável, iniciada há vários anos e que é muito apreciada pelos meadelenses, proporcionando nesta quadra um ambiente de festa a quem passa nestes arruamentos, num sinal de apreço por parte da autarquia, que assim se associa à Quadra Natalícia, que nos convida ao convívio familiar, na paz e na alegria e à generosidade da partilha para com os mais desprotegidos da sociedade.
Mensagem de Natal e Ano Novo
O Natal aproxima-se e a Comissão de Festas da Meadela, em honra de Santa Cristina, deseja a todos os meadelenses e amigos das nossas Festas maiores, um Santo e Feliz Natal e um Ano Novo de 2020, com muita Paz, Saúde, Alegria, Amor e Prosperidade.
Votos que queremos endereçar também a todos os nossos emigrantes e de um modo particular a todos quantos não terão oportunidade de passar o Natal com as suas famílias.
O tempo de Natal e Ano Novo é tempo de formular votos, mas é também uma oportunidade para agradecer toda a colaboração recebida, das várias entidades oficiais e particulares, como a Câmara Municipal, Serviços Municipalizados, União de Freguesias, Polícia de Segurança Publica, Instituições da Freguesia, Associações de Moradores e outras Associações. Grupos Folclóricos, Grupo de Escuteiros e Guias, Paróquia da Meadela, ACEP e comércio local.Meadelenses e pessoas anónimas amigas das festas da Meadela. Para todos votos de um Santo e Feliz Natal e um Próspero Ano 2020.
RONDA TÍPICA DA MEADELA
No passado dia 29 de novembro a Ronda Típica da Meadela realizou a sua tradicional “Ceia de Natal”, no restaurante Quinta da Presa, onde estiveram os elementos da Ronda Típica, amigos e convidados, entre eles o presidente da União de Freguesias, e o presidente da Comissão de Festas da Meadela.
Num ambiente de muita alegria, onde depois do repasto não faltaram as belas cantigas populares cantadas e tocadas pela tocata da Ronda Típica, que contagiou todos os presentes.
Feita uma pausa ao repasto, usou da palavra a Diretora da Ronda Típica, Drª. Laurinda Figueiras, para agradecer a presença de todos «pela amizade» e recordar que no próximo ano a Ronda Típica comemorará 60 anos de existência, pois foi fundada, por seu pai, José Figueiras, a 24 de julho de 1960.
Na circunstância, apresentou e ofertou a todos os presentes um “livro de notas” com um belíssimo grafismo, com peças de ouro usadas pelas nossas mordomas e com apenas seis páginas centrais escritas, onde é feita uma síntese da vida da Ronda Típica ao longo dos quase 60 anos de existência, fazendo eco das muitas iniciativas culturais, realizadas dentro do espírito de preservação das tradições que se estavam a perder.
Depois de se referir aos elementos da Ronda, como sendo uma família não parental, na qual todos devem sentir orgulho e defender. Destacou a ação da preservação dos costumes que nos são caros, e que tem traduzido a nossa intenção de enaltecer um património riquíssimo, colocando-o num patamar que lhe pertence, sem favor.
A Dr.ª Laurinda Figueiras, depois de anunciar que o “Festival de Maio 2020” será no dia 30, terminou formulando votos de um ótimo Natal e um bom Ano Novo para todos. Finda a intervenção a festa continuou, sempre com muita alegria e animação.