Iluminação para lembrar o Natal e a chegada da fibra

Tal como vem sendo a tradição de alguns anos a esta parte, a Junta de Freguesia promoveu a iluminação natalícia do Largo Capitão Gaspar de Castro ou Largo da Feira, um modo que está a tornar-se tradicional para celebrar a quadra típica do Natal. A ornamentação não difere das anteriores, relevando as figuras do presépio e uma estrutura em forma de cone, tendo no topo a estrela guia e anunciadora do nascimento de Jesus, conjunto localizado na placa do fontanário desativado há anos, havendo ainda algumas árvores iluminadas distribuídas pelo Largo. Simples e modesto.

A anómala situação que avassala o país e o mundo no momento presente em razão da inesperada e devastadora pandemia que surpreendeu os povos da Terra, não obsta à comemoração e vivência coletiva dos costumes e tradições de uma comunidade, a qual, para uma grande maioria das famílias que a formam, constitui um momento singular de encontro e de convivência familiar dos vivos e momento de evocação daqueles que delas formam parte.

Na esperança de que ainda seja possível nesta fase crítica da vida do nosso país manter uma situação de possível normalidade na circulação de pessoas e a liberdade de estabelecer contactos entre membros familiares neste Natal, que a quadra constitua lenitivo para o estado da ansiedade e de preocupante interrogação que uma parte significativa da população está a viver. A reação do pequeno comércio local às ornamentações dos espaços onde laboram é (ainda) bastante tímida nos arranjos alusivos ao Natal, constando-se que as montras e as portas de entrada não apresentam os enfeites do costume, sendo contudo de esperar que o cenário venha a ser mudado a curto prazo. Em todo o recinto está instalada uma rede de som a qual ainda não foi ativada, tal como a iluminação, devendo acontecer a muito curto prazo.

CHEGOU A FIBRA ÓTICA
O cabo condutor subterrâneo da fibra ótica já tinha chegado a Lanheses há alguns anos. Nesta altura, estão a decorrer os trabalhos na rede pública de distribuição elétrica para a levar até ao domicílio dos utilizadores/consumidores.

Tendo principiado em meados de novembro. Na última semana daquele mês a operação decorreu no centro urbano da freguesia e na Avenida Rio Lima por onde passa o cabo subterrâneo vindo da margem do rio, sob o acompanhamento vigilante permanente de um agente da GNR.

Saúda-se a chegada à freguesia, ainda que demorada, deste moderno e eficiente meio tecnológico da comunicação, na expectativa de que a adesão mereça o melhor acolhimento junto da população e a mesma possa ser acessível a todas as bolsas.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.