IN MEMORIAM – Professor Alberto António Gomes (1898 – 1970)

Conforme noticiámos, teve lugar no dia 19 deste mês, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal, a Sessão Solene pelos 120 anos do nascimento deste ilustre musicólogo.

Natural da Póvoa de Varzim, foi em Viana, durante seus últimos 20 anos, que encontrou a necessária garantia profissional, como professor efectivo de Canto Coral do Liceu de Viana. Nesta cidade passou a trabalhar desde Outubro de 1953 (pelo Centenário do Liceu), vindo a falecer em Setembro de 1970, com apenas 72 anos de idade.


Esta homenagem foi presidida por José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana do Castelo, contou com a presença da vereadora da Cultura, e compareceram, além de familiares e amigos, muitos dos seus antigos alunos, do ex-Liceu e da ex-Escola do Magistério Primário, notando-se também, entre a assistência, representantes e elementos de Instituições Musicais, tais como a Academia e Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, Academia Fernandes Fão, de Vila Praia de Âncora e Coral Polifónico de Viana do Castelo.

O Hino do Liceu — “Portugal… Portugal…”, de sua autoria —serviu de prólogo a esta comemoração, até à entrada do grupo coral, a ‘Capela Marta’, da Póvoa, criada pelo seu irmão, António José Gomes, com a colaboração do, agora, homenageado. Entoou, de modo sublime, maravilhosos textos que deram à celebração o brilho que merecia.

Euclides Rios apresentou o currículo deste entusiasta professor e musicólogo — que se distinguiu como pianista, violinista, compositor, pedagogo e conferencista —, considerado também competente conhecedor do Canto Coral, como meio de relaxamento corporal, de aperfeiçoamento vocal e de cultura musical. A. A. Gomes, de formação inata, submeteu-se a todos os concursos públicos para tentar melhorar suas habilitações académicas, obtendo sempre as mais elevadas classificações. Destaca-se a que lhe permitiu ser, durante anos, 1º violino na Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música do Porto.

Maria Alberta (MA), sua filha mais velha, agradeceu a presença de todos, com uma palavra de especial apreço pela presença do presidente do Município. Na ocasião relembrou o entusiasmo com que seu Pai encarava as árduas tarefas que, desde praticamente tenra idade, por amor à Arte e beleza da Música, soube vencer, no cumprimento da máxima: “as coisas ou se fazem como devem ser feitas, ou então não se fazem.” No livro (*), “Uma vida ao serviço da Música”, em que sua filha MA o biografou, colecta inúmeros documentos de epistolografia, pautas de composições, fotografias, etc., etc.. Seu Pai, além de fervoroso católico, era possuído de um carácter “caridoso, bondoso, ilustre, competente, sabedor…, pedagogo, pensador, filósofo, orador, poeta… prudente, exigente. E lutador?” Não há qualquer dúvida.

A. A. Gomes foi nosso professor no Liceu. Naturalmente ignorávamos a profundidade do seu douto conhecimento e carácter em prol da Música. Recordamos a paciência e o esforço que fazia nas aulas de Canto Coral e no Orfeão para nos manter interessados, tantas das vezes perturbadas pela irrequietude irreverente de adolescentes. Aqui deixamos nossa homenagem à sua memória.

BB

(*) Gomes, Maria Alberta C.F. dos Prazeres (1998) – Recordando Alberto António Gomes – Grande Musicólogo | Uma Vida ao serviço da Música (1898 – 1970), Viana do Castelo, (18Set18), 302 pp, Ed. do Autor, Biográfica.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.