A colocação da primeira pedra realizou-se a 13 de novembro de 2016. No passado domingo, dia 02 de agosto, procedeu-se à bênção e inauguração da Capela Mortuária de Mazarefes, com a presença do presidente e do executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, do executivo da União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria, do presidente da Assembleia de Freguesia e dos párocos Xavier Moreira, José Domingos Meira e José Caldas Esteves.
Na celebração eucarística que antecedeu a cerimónia, o Sr. Pe. Xavier Moreira usou o termo “Casa da Paz” para referir-se à nova capela como “um lugar físico de conforto” onde possa ser mais agradável o encontro de quem se solidariza num momento de despedida e reunião com Jesus Cristo.
A construção da Casa da Paz e o arranjo urbanístico e paisagístico envolvente correspondem à terceira fase de intervenção de um plano diretor de valorização da envolvente da igreja Paroquial de Mazarefes, do qual foram primeiramente executados o alargamento do cemitério e a requalificação do adro da igreja. Esta intervenção foi coordenada pelo vereador da Coesão Territorial, Luís Nobre, e, por sua vez, enquadra-se num plano municipal de valorização dos centros cívicos das freguesias e da construção de equipamentos de apoio às populações.
O presidente da União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria assumiu encontrar-se “neste dia que me é grato, com uma alegria enorme” e enalteceu a elevada colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo na realização da obra, bem como o empenho do arquiteto Joaquim Silva, nosso conterrâneo, para a concretização de uma capela de “bonita arquitetura moderna”.
José Maria Costa, por sua vez, sublinhou a necessidade que houve de concertar intervenções nas duas freguesias da união (Mazarefes e Vila Fria) impostas pela visão para a coesão territorial, parabenizando os presentes pela desejada conclusão da Casa da Paz.
Para o efeito, na assembleia de freguesia que se realizou no dia 26 de junho, o executivo da União de Freguesias apresentou uma despesa de 164 mil euros, valor que estima aproximar-se dos 200 mil euros com a finalização dos trabalhos.