Esta noite, dia 19 de julho, por volta da 01h00 da manhã mais um estabelecimento comercial, a pastelaria Galette, na Alameda João Alves Cerqueira (junto Gil Eannes)foi vandalizado,. Desta vez com contornos mais graves, causando um incêndio com algumas proporções.
A pessoa apontada como suspeita é a mesma de casos anteriores, como a do café Paris, na Av. Combatentes, a que já alguns apelidam, ironicamente, de Rei das Esplanadas. Segundo Elsa Silva, funcionária da Galette, esta situação começou no domingo .“Essa pessoa em questão esteve aqui no domingo (16 de julho) e foi-lhe negada uma bebida. Ele ameaçou-nos, aliás, disse-me de caras que isto brevemente ia parecer um inferno. Ameaçou e fez”.
Foi, assim, durante a última madrugada, que se realizou o sucedido, queimando a zona da esplanada. “Foram dois guarda-sóis, oito mesas onde cada tinha quatro cadeiras, vidro partido, os toldos, a estrutura que divide os cafés e ,também , afetou a eletricidade da parte de fora”, referiu a funcionária, salientando que, ainda, não contabilizaram os valores dos estragos e a zona da esplanada não tem seguro para atos de vandalismo.
Elsa Silva acrescentou, ainda, que “os comerciantes é que sofrem. Ele anda por aí tranquilo, como se nada fosse. E nós andamos cheios de medo”.
A investigação deste caso passou, agora, para a Polícia Judiciária (PJ) de Braga. Segundo confirmou a este jornal fonte da mesma, é o primeiro destes casos de vandalismo das esplanadas, que ultimamente têm ocorrido na cidade, que esta polícia criminal investiga.