Viana do Castelo foi palco, recentemente, de mais uma iniciativa da EDP Distribuição no âmbito das comemorações do Dia Mundial de Segurança e Saúde no trabalho, tendo como cenário as margens do Lima. O local foi escolhido para um simulacro de acidente e envolveu entidades competentes, imprensa e alguns cidadãos curiosos.
Tudo iniciou com aquilo que seria uma simples e rotineira operação de colocação de um equipamento de contagem num Posto de Transformação por uma equipa de serviço quando, de súbito, e devido a um curto de circuito, dá-se uma explosão no seu interior incendiando-se em seguida. O impacto terá acidentado um dos elementos da equipa que fica inanimado no interior. De imediato, o seu colega retira-o para o exterior e presta-lhe os primeiros socorros alertando rapidamente o serviço de urgências 112.
Este foi o cenário que despoletou todo um dispositivo envolvendo, inicialmente, o corpo dos Bombeiros Voluntários e Municipais de Viana do Castelo, bem como a GNR, que de imediato efetuaram as diligências exigidas em situações de socorro.
Toda esta operação foi observada, analisada e comentada por todos as entidades intervenientes que, no final, realçaram a enorme importância deste tipo de ações pois permitem, de forma eficaz, uma articulação em tempo real, corrigindo e melhorando intervenções e procedimentos facto aliás bem realçado pelo Comandante dos Bombeiros Municipais, João Carvalho.
Por sua vez, Domingos Carvalho, responsável da Unidade do Ambiente e Prevenção e Segurança da EDP Distribuição – Direção Norte, realçou a importância destes simulacros para a segurança dos trabalhadores, possuindo ainda a dupla função da prevenção, em prol de um dos objetivos fulcrais da empresa: “Zero Acidentes”.