Iniciativas

Parece insignificante, mas só por si a iniciativa, de oferecer leitura às crianças, já é de louvar. A Nenuphar – Café Ramada criou um cantinho onde oferece à pequenada a possibilidade de se entreterem lendo histórias, a cultivar a imaginação, a crescerem, porque ler ajuda a crescer. Já por si, o café Ramada tem uma história, situado no lugar do Monte da freguesia de Subportela, na agora denominada rua da Igreja, recebeu o nome de Ramada porque em tempos existiria uma ramada por cima da porta da entrada, hoje retirada. Mesmo assim mantém a vista para o picoto do Santinho, o monte que, segundo muitas lendas, alberga mouras encantadas, de onde São Silvestre lançou o seu bordão na escolha do local onde viria a construir a sua capela, mesmo em frente, no monte com o seu nome, o monte onde durante a reconquista existiu um castelo roqueiro que, ao que tudo indica, acabou por dar o nome ao monte: O Roques.

No Monte de São João estão a ser criadas novas infraestruturas para receber quem o queira visitar. Se a paisagem já era convidativa, e a existência de mesas convidava a piqueniques, estão agora a construir uns grelhadores comunitários e assim ajudar na oferta de infraestruturas. Basta esperar que venha o bom tempo da primavera e toca a subir o monte para passar uns bons momentos.

A AS – Associação Subportela tem um desafio a toda a população. Se gosta de marchas populares, de tradição e alegria, agora que nos é permitido voltar às festas populares e a Festa de São João e São Bento regressará, que tal integrar as marchas que a AS está a promover, é só comparecer na sede da AS no dia 30 de abril, pelas 17 horas, para as marchas dos infantis. Para os graúdos, a data marcada é 10 de abril também pelas 17 horas. 

A As promove igualmente aulas de ginástica. Cada vez mais sedentários, também devido à pandemia, será uma boa altura para retornar à atividade, e o selo de qualidade das organizações da AS serão uma mais-valia.

Arménio Belo, fotógrafo natural de Subportela, viu o seu trabalho exposto no Passeio das Mordomas em frente à Câmara Municipal. Este artista plástico natural da nossa terra, viu o seu trabalho “Mulheres no Infinito” ser exposto num dia especial, pois retratando mulheres, foi precisamente no dia Internacional da Mulher que esta exposição viu a luz do dia. Mais um nosso conterrâneo a valorizar a nossa terra com o seu trabalho.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.