Filipe Manuel Clemente e Leonel Nunes, professores e investigadores do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), estão entre os cientistas mais citados a nível mundial, posicionando-se entre os 2% mais citados em 2021.
Fonte da Instituição, revelou que os investigadores surgem no ranking, considerado dos de maior prestígio mundial, publicado pela Universidade de Stanford (EUA) em conjunto com a editora holandesa Elsevier BV, tendo em conta mais de 186.000 investigadores, distribuídos por 22 domínios científicos e 176 sub-domínios.
Esta lista foca-se no número de vezes que cada artigo publicado é citado por outros no âmbito de projetos de investigação ou trabalhos.
O docente da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do IPVC e diretor da unidade de investigação SPRINT, Filipe Manuel Clemente, merece destaque na área das Ciências do Desporto e é o primeiro português, num universo de oito.
Já o investigador da Unidade de investigação do IPVC ProMetheus, Leonel Nunes, é o quarto investigador português na área da Energia em 42 investigadores portugueses que constam da lista. “Os artigos publicados enquadram-se dentro da área da Energia, principalmente na sub-área das Energias Renováveis, com o foco na Energia da Biomassa”, avança o docente da ESA-IPVC.
Aluna com prémio internacional
A aluna de mestrado em Engenharia Informática do IPVC, Ana Catarina Costa, de 29 anos de idade, venceu o Young Research Award, um prémio que visa reconhecer internacionalmente o trabalho de jovens investigadores.
A aluna foi distinguida com o artigo intitulado “Multimodal Route Planning for Blind and Visually Impaired People” (Planeamento de Trajetos para Pessoas Cegas e Amblíopes), escrito no âmbito da tese de mestrado.