Investimento de 186 milhões de euros

São 186 milhões de euros que um núcleo de empresas do setor das energias renováveis está a investir em Viana do Castelo.

O primeiro centro europeu de teste de robôs marítimos em ambiente real está em desenvolvimento. O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores pretende testar a utilização da robótica na monitorização e reparação de infraestruturas, plataformas e equipamentos flutuantes em espaço marítimo. São 8, 5 milhões de euros de investimento. O projeto chama-se “Atlantis Test Center’.

O projeto Windfloat Atlantic, constituído por um consórcio em que participa a EDP Renováveis, está na linha da frente. Trata-se de um investimento de 125 milhões de euros e que, desde julho último, está em atividade, com três torres eólicas a cerca de 18 quilómetros da costa vianense. Segundo fonte do consórcio, tem “uma capacidade instalada de 25MW e consegue produzir por ano o equivalente a abastecer, com energia limpa, 60 mil casas”.

Já na zona do porto de mar vai instalar-se a CorPower, uma empresa sueca, cujo objetivo é o aproveitamento das ondas do mar. O projeto de demonstração deverá ter a sua conclusão em 2024, com a comercialização dos primeiros conversores de energia das ondas. Um investimento, conforme o anunciado, na ordem dos 52 milhões de euros.

Foi também aprovado um projeto piloto de energia fotovoltaica flutuante, promovida pela Solarisfloat, que prevê três ilhas de produção de energia solar no rio Lima. Um investimento de 300 mil euros.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.