Foi assinado o auto de consignação da empreitada de rede de distribuição de águas na freguesia de Nogueira, com um investimento previsto superior a 637 mil euros. A obra integra a Empreitada de Rede de Distribuição de Águas nas freguesias de Deocriste, Deão, Portela Susã e Nogueira, com um valor aproximado de 1.7 milhões de euros, no âmbito da parceria existente com a Águas do Alto Minho.
O investimento resulta de uma candidatura aprovada ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. Tratam-se de três lotes: o Lote 1 da empreitada abrange a ampliação da rede em Deocriste e Deão e implica um investimento superior a 786 mil euros. Já o Lote 2 da obra, que implica Portela Suzã, corresponde a uma empreitada avaliada em mais de 233 mil euros. O Lote 3 abrange a freguesia de Nogueira e foi agora consignado.
A Águas do Alto Minho tem, no concelho de Viana do Castelo, um programa de intervenções fortíssimo, num montante global de aproximadamente seis milhões de euros no alargamento das redes de água (Nogueira, Deocriste/Deão, Portela de Susã, Castelo do Neiva e Barroselas/Mujães) e de saneamento (Serreleis, Cardielos, S. Salvador da Torre, Vila Mou, Mujães, Vila de Punhe, Barroselas/Mujães, Castelo do Neiva, Mazarefes/2ª Fase) do concelho, aumentando as atuais taxas de cobertura.
A Águas do Alto Minho é detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e em 49% por sete municípios do distrito de Viana do Castelo (Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira), que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.