Investimento de um milhão de euros na Romaria d’Agonia de 2022

Viana do Castelo recebe em Agosto, dia 17 e 21, as tão esperadas festas da Romaria d’Agonia com um programa recheado onde vai representar um investimento de um milhão de euros.

Segundo declarações à Lusa, o presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino, adiantou que a previsão orçamental da entidade promotora das festas da capital do Alto Minho para a organização dos cinco dias da edição 2022 “oscila entre 725 e 750 mil euros”, sendo que a Câmara Municipal “estima atribuir um apoio de 440 mil euros”.

“Neste valores não estão incluídos os custos associados à logística da realização da romaria, como instalação de módulos sanitários, ou limpeza da cidade, que são suportados pelos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC). Nesse sentido, o investimento total nas festas ronda um milhão de euros”, especificou Manuel Vitorino, e acrescentou “é um investimento que gera um retorno económico muito significativo para tecido empresarial da cidade e do concelho”.

De acordo com os dados avançados à Lusa, pela delegação de Viana do Castelo da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT), as taxas de ocupação nas unidades hoteleiras da cidade nos cinco dias de festas, rondam, em média os 65%”.

Quanto ao setor da restauração, a APHORT adiantou só ser possível avaliar após a realização da romaria que, em 2019, último ano em que se realizou nos moldes habituais, nos cinco dias de festas passaram pela cidade mais de um milhão de pessoas.

A festa inicia-se no dia 17 agosto e termina no dia 21 do mesmo mês, e serão cinco dias de festa marcados por 45 momentos dedicados as tradições da cidade de Viana do Castelo.

 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.