Surf, situado na Praia do Cabedelo em Darque, Viana do Castelo, será um dos equipamentos disponíveis para acolher atletas e técnicos ucranianos, anunciou, há dias, fonte do Instituto do Desporto e Juventude (IPDJ).
“[Esta ação] foi enquadrada nesta onda de solidariedade global [com a Ucrânia, após a investida militar russa], onde o próprio Governo criou condições de acolhimento para os refugiados. O que nós fizemos foi utilizar a rede de instalações que são normalmente utilizadas para atletas de seleções nacionais, de alto rendimento, nacionais e de outros países”, explicou o presidente do IPDJ, Vítor Pataco.
A Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento conta com instalações em Anadia, Aveiro, Caldas da Rainha, Golegã, Maia, Montemor-o-Velho, Peniche, Nazaré, Rio Maior, Viana do Castelo, Vila Nova de Foz Coa, Vila Nova de Gaia, Vila Real de Santo António e em Oeiras (Jamor).
Segundo comunicado do IPDJ, o objetivo é garantir alojamento, alimentação e apoio logístico a quem recorrer à rede.
Segundo o dirigente, estão disponíveis “cerca de uma centena de camas disponíveis em toda a rede”, com o Jamor a ter à volta de três dezenas, uma oferta que “pode depois ser reajustada e reanalisada” consoante a procura.
De resto, esta parceria entre os municípios de norte a sul do país e as duas instituições tem já vários casos sinalizados, provenientes de federações, das próprias câmaras municipais e até de individuais.
O programa “não tem prazo” de acabar, respondendo “às necessidades que forem sendo manifestadas”, e podem surgir acolhimentos “de diferentes contextos, de atletas noutros países ou da própria Ucrânia”.