IPVC acolhe “pela positiva” novos alunos

Os estudantes colocados nas Escolas Superiores do Instituto Politécnico de Viana do Castelo estão a ser recebidos e inseridos em atividades de integração pela positiva. Com o objetivo claro de “tornar mais fácil” esta nova fase da vida dos novos estudantes, de Viana do Castelo até Melgaço, são diversas as atividades programadas com destaque para os três dias de BootCamp organizado pela Escola de Ciências Empresariais, em Valença. Destaque igualmente para a receção aos estudantes Internacionais e alunos do Programa Erasmus+ assim como a participação da Comunidade IPVC na iniciativa “Mãos à Obra, vamos Limpar Portugal” que irá decorrer no próximo dia 22.

Paredes de Coura acolhe BootCamp da ESCE-IPVC

O acolhimento aos novos alunos da ESCE IPVC surge este ano na modalidade de bootcamp, entre os dias 17 e 19 de setembro. “Esta iniciativa tem como objetivo incentivar os novos alunos que ingressam no ensino superior através da ESCE para duas grandes temáticas – Empreendedorismo e Inovação, e também proporcionar-lhes novas experiências. Ao longo de três dias, iremos promover um conjunto de ações que visam estimular, junto dos novos estudantes das 4 licenciaturas da ESCE-IPVC, novas competências e abertura a novos desafios, bem como uma integração mais fácil”, explica Luís Barreto diretor da ESCE.

A ESCE Welcome Week está dividida em Workshops, MasterClass e Visitas de Campo. Um programa, que segundo a organização, irá permitir trabalhar cada tema em duas perspetivas, ou seja, “com os Workshops, uma vertente mais académica, e com as MasterClass, uma vertente mais empresarial”. Já as visitas de campo, visam aproximar os alunos da realidade empresarial da região do Alto Minho. O BootCamp tem ainda como finalidade “promover a colaboração entre dois territórios próximos através dos seus Municípios: o Município de Valença, instituição nuclear e estratégica, parceira de longa data da Escola Superior de Ciências Empresariais; e o Município de Paredes de Coura, que assumirá a função de território-âncora e centro operacional do Welcome Week”.

Integração pela Positiva

O BotCamp da ESCE IPVC encontra-se alinhado com o objetivo do Politécnico de Viana do Castelo em promover uma integração positiva dos seus estudantes quer na academia quer na região.

A Escola Superior de Educação dedica igualmente três dias ao acolhimento dos novos alunos desafiando-os para peddy pappers, workshops sobre integração académica e um Sunset, para além de uma atividade no âmbito do projeto URBACT e Eco Escola: Via(na) Ecológica.

Inserir os novos alunos e toda a academia em atividades de integração é igualmente o objetivo da Escola Superior Agrária. Em Refoios do Lima os estudantes são desafiados a participar nas agrícolas, tais como, vindimas, desfolhada do milho e na celebração do S Martinho com as castanhas assadas colhidas na quinta do mosteiro. Atividades que envolvem não só a comunidade IPVC, mas outras associações da região.

Sendo o desporto por si só um elemento integrador, a Escola Superior de Desporto e Lazer, também delineou um programa de acolhimento aos novos estudantes que passa por visitas aos pontos mais importante de Melgaço aliando atividades desportivas de forma a envolver todo o grupo. Rafting, arborismo são apenas duas das atividades que os alunos irão experimentar em Castro Laboreiro, entre muitas outras previstas até sexta-feira.

Os programas de acolhimento repetem-se igualmente nas Escolas Superiores de Tecnologia e Gestão e na de Saúde. A sessão de boas vindas, visitas aos museus, centro histórico e outros pontos de interesse são algumas das iniciativas previstas.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.