IPVC pretende diminuir desigualdades entre homens e mulheres

Na presença da secretária de Estado para a Igualdade, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) apresentou , na última quinta-feira, o projeto BAITS – Business, Art, Innovation, Technology, Sustainability, que pretende a “redução do abandono escolar” e “aumentar a qualidade do emprego, de forma a reter talentos na região”.

A pró-presidente do IPVC dava a conhecer uma aposta do Instituto. “Vamos criar a primeira Business School do Alto Minho”, informava Sofia Rodrigues. Acrescentando que vão avançar com a criação de uma Unidade de ensino à distância. “O IPVC aposta no ensino à distância de forma a dar resposta aos desafios digitais”.

O presidente do Instituto sublinhava a preocupação da instituição em abordar algumas temáticas sociais. Carlos Rodrigues falava da “responsabilidade social” do IPVC, mas também porque “são importantes para a formação dos nossos alunos”. 

O autarca vianense manifestava que “a igualdade é fundamental que exista em todos os níveis”. Luís Nobre salientava que o IPVC é um parceiro na coesão territorial e social. 

A vice-presidente da Federação Académica do IPVC, Rita Rodrigues, assegurava que “este projeto vai permitir que os nossos jovens se sintam realizados”. 

“As políticas de igualdade não existem se só falarmos delas nos grandes centros”, referia a secretária de Estado para a Igualdade. Rosa Monteiro enaltecia a aposta que “temos feito na territorialização destas políticas, aproveitando as competências do mundo científico”. Lembrando que os projetos apresentados para financiamento comunitário têm de ter planos para a igualdade.

A secretária de Estado frisava que “este projeto do IPVC será importante para estarmos a ensinar cidadania nas escolas”. Adiantando que “na área das políticas de igualdade resolvemos problemas sociais”. Um dos aspetos apontados pela secretária de Estado passa pela “desconstrução da ideia de que as TIC’s e engenharias não são para as mulheres”.

O projeto tem um montante global de quatro milhões de euros e vai disponibilizar, entre outros, formação pós-graduada em regime presencial, à distância ou num regime misto, permitindo a qualificação do tecido empresarial de forma a tornar a região mais competitiva no mercado global.

Alto Minho Business School 

No âmbito do projeto BAITS, o Politécnico de Viana do Castelo vai ministrar novas formações de curta duração e pós-graduação na Alto Minho Business School -Escola de Pós-graduação do Alto-Minho, a nova escola virtual do IPVC, integrando a oferta formativa nas suas seis escolas, em articulação com as três Unidades de Investigação (CISAS; PROMETHEUS, ADiTLAB).

Entre os parceiros do BAITS-IPVC encontram-se as escolas secundárias e profissionais, a CIM Alto-Minho, as Câmaras Municipais, o DataColab, a In.Cubo, o CITIN, as Confederações, as associações de desenvolvimento local, empresas e outras entidades do sector social e da saúde. 

No caso do público adulto, os programas do BAITS são dirigidos à atualização e reconversão dos ativos permitindo a oferta de formações altamente especializadas, flexíveis, modulares e próximas das necessidades individuais. Formações que vão permitir a obtenção de micro credenciais, através de oferta de cursos de curta duração e algumas pós-graduações, algumas delas em modelo de ensino à distância, presencial ou misto.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.