Ir ao encontro dos que sofrem o “drama da solidão”

Cerca de 680 pessoas provenientes de todos os arciprestados da Diocese de Viana do Castelo e mesmo de outras dioceses participaram, ao longo do último fim de semana, no 42.º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica de Viana do Castelo. A iniciativa, organizada pelo Secretariado Diocesano de Liturgia, decorreu, como habitualmente, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, e, este ano, teve como mote “Liturgia – Acolhidos para Acolher”.

Ao longo dos dois dias do Encontro, passaram pelo Centro Pastoral Paulo VI diversos especialistas de várias áreas. Além das escolas de ministérios (organizadas especificamente para sacerdotes, ministros extraordinários da comunhão, leitores, acólitos, coralistas, catequistas e escuteiros), o Encontro ficou marcado por vários momentos de oração e por três conferências principais que decorreram no Auditório do Centro Pastoral e que se destinaram a todos os participantes.

Assim, no sábado, depois da Sessão de Abertura presidida pelo Bispo Diocesano, o padre Amaro Gonçalo F. Lopes, da Diocese do Porto, falou aos presentes sobre o “Acolhimento de novos elementos nos diversos Ministérios”.

No sábado à tarde, por sua vez, e antes da Oração de Vésperas, teve lugar uma intervenção da conhecida vaticanista Aura Miguel, subordinada ao tema “O Acolhimento na perspetiva do Papa Francisco e o papel de Maria na sua estruturação”. Partindo da sua experiência, pois já acompanhou mais de cem viagens papais, recordou João Paulo II, Bento XVI e Francisco como “três homens diferentes a quem o Senhor dirige o mesmo chamamento”.

Já no domingo, e depois de várias Escolas de Ministérios, teve lugar a conferência de encerramento do Encontro, por monsenhor Luciano Guerra. O antigo Reitor do Santuário de Fátima debruçou-se sobre a temática “O Acolhimento, à imagem de Maria, no Sacramento da Eucaristia.

O Encontro terminou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Bispo Diocesano, durante a qual teve lugar o rito de nomeação de 24 novos ministros extraordinários da Comunhão.
R.O.

Foto: Facebook Diocese de Viana do Castelo

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.