CDU quer ser voz ativa na construção de alternativas

A CDU apresentou os seus candidatos às próximas autárquicas de Viana do Castelo onde concorre à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e 14 das 27 assembleias de Freguesia.

A sessão decorreu no Jardim D. Fernando, tendo sido apresentados candidaturas às freguesias de Afife, Barroselas/Carvoeiro, Carreço, Darque, Lanheses, Mazarefes/Vila Fria, Perre, Viana do Castelo, Areosa, Cardielos/Serreleis, Geraz do Lima, Santa Marta de Portuzelo, Vila Franca e V. N. Anha. Nestes, oito das cabeças de lista são mulheres, conforme observou Rui Viana que apresentou os candidatos às autárquicas do próximo 26 de setembro.

Filipe Vintém encabeça a lista para a Assembleia Municipal. Cláudia Marinho, técnica superior de educação social, volta a liderar a da Câmara Municipal, seguindo-se José Ramos (presidente da Junta da cidade, em final de mandato), Cátia Cebolo, Manuel Enes Moreira, Telmo Sousa, Ana Sequeira, Cristina Passos, Tiago Baptista e Joana Esteves.

António Silva, conhecida figura vianense do PCP, recentemente galardoado como Cidadão de Mérito deste concelho, lembrou, na oportunidade, que Viana do Castelo é “um distrito do litoral, com 10 concelhos, onde nenhum atingiu ainda sequer a média do poder de compra nacional – indo dos 93,5% no concelho de Viana aos 62% no concelho de Melgaço -, soubemos agora, pelos dados provisórios do Censos 2021 recentemente tornados públicos que, na última década, o concelho de Viana perdeu 3,2% dos seus habitantes, os Arcos de Valdevez 9,3%, Monção 14,4% e, Melgaço, 15,6%, enquanto a perda, a nível nacional, foi de 2%.”

Na sequência, Filipe Vintém sublinhou a “constante desvalorização do poder da Assembleia Municipal”, apenas “para legitimar de forma acéfala as políticas da maioria PS”. “Não fosse a intervenção dos eleitos da CDU, quer neste mandato que agora cessa, quer nos anteriores, e muitos dos assuntos com importância fulcral para o concelho nem sequer eram discutidos”.

 

CONSTRUTORES DE ALTERNATIVAS

 

Já Cláudia Marinho observou que “passado estes 4 anos de mandato em que a CDU esteve representada nos órgãos autárquicos, Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia, fomos a voz ativa das preocupações das populações, fomos construtores de alternativas e mudanças em prol do bem estar comum e nunca em função de interesses pessoais ou elitistas  característicos de partidos do arco da governação.”

Recordou, a propósito, que “a CDU foi a única força política representada nos órgãos autárquicos que sempre votou contra a passagem do bem público que é a Água para a alçada da empresa Águas de Portugal com a criação da empresa AdAM, com o capital maioritário 51% na empresa e 49% no município, retirando assim o poder de decisão e de gestão a quem tem como obrigação representar e promover o melhor para a população.”

A atual vereadora e cabeça de lista à Câmara observou, ainda, que a CDU apresentou propostas e “algumas delas, mesmo que a muito esforço, foram acolhidas”. As mesmas abrangem áreas como, por exemplo, a mobilidade, a juventude, o desporto e lazer e a habitação.

Cláudia Marinho garante que as listas da CDU são de “gente extremamente capaz, de equipas renovadas e alicerçadas num enorme e reconhecido trabalho no nosso concelho”.

“Esta é a candidatura e a alternativa que os Vianenses têm para mudar e para inverter as prioridades, colocando todos os Vianenses em igualdade de oportunidades, na Equidade, na Coerência, mas sobretudo na coesão de um concelho que é de todos e para todos!” – concluiu.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.