Iuri Leitão é vice-campeão do mundo

O ciclista vianense Iuri Leitão conquistou, no último domingo, a medalha de prata em França, no campeonato do mundo de ciclismo de pista. O atleta explicou, aos jornalistas, que este foi “o maior feito” da carreira.

“Ter sido campeão da Europa [em 2020] foi um dos grandes pontos da minha carreira, mas o Campeonato do Mundo tem um nível de exigência muito elevado, e fazer segundo lugar numa prova desta dimensão é o feito mais alto da minha carreira”, disse o ciclista de 23 anos, na chegada ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, acompanhado da restante comitiva nacional.

Apesar de “muito feliz” pela conquista, Iuri Leitão reconheceu ainda não estar a saber lidar com a sensação de ser vice-campeão do mundo, revelando que não ter chegado ao pódio na corrida de omnium, no sábado, na qual foi quarto classificado, deu “motivação para fazer melhor” na prova do dia seguinte, em que fez o segundo lugar.

“Parti para a corrida de omnium sem muitas expectativas, porque o nível era muito exigente, frente a adversários com muito currículo. Perdi o pódio, mas fiquei com um quarto lugar que me deixou orgulhoso e, apesar de desgastado, muito motivado para a prova de domingo [eliminação]”, afirmou o ciclista.

Iuri Leitão vai agora estar serviço da equipa espanhola Caja Rural, nas competições de estrada.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.