Janeiras da Ronda Típica da Meadela

Mantendo uma tradição que vem de há vários anos o “Grupo das Janeiras” da Ronda Típica da Meadela, visitou, no passado dia 03 de janeiro, pelas 22 horas, a Comissão de Festas da Meadela, na sua sede, sita à rua de Santa Cristina, para cantar as tradicionais janeiras, fazendo-se acompanhar pela sua Diretora da Ronda Típica, Dr.ª Laurinda Figueiras e por Nicolau Veríssimo, membro da Direção.

Esteve presente, em representação da União de Freguesias de (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, o tesoureiro, Amadeu Morais Bizarro e o secretário António José Soares Basto. Estando igualmente presente o presidente da Assembleia Geral da Comissão de Festas, reverendo Monsenhor Manuel José Azevedo Vilar; o presidente da Comissão de Festas José Borlido, membros da Direção e Assembleia da Comissão de Festas.

Como habitualmente o encontro começou com a cantar de um conjunto de canções tradicionais das Janeiras, acompanhadas pelas estridentes concertinas, viola, cavaquinhos, bombo e os ferrinhos, a que se seguiu uma pausa para retemperar forças e saborear o tradicional bolo-rei e pão-de-ló, acompanhados com verde da região.

Na circunstância, a Diretora da Ronda Típica, Dr.ª Laurinda Figueiras, começou por agradecer o convite para, mais uma vez cantarem as janeiras para a Comissão de Festas, reafirmando o modo amigo como sempre são recebidos, e a excelente relação de colaboração existente entre a Comissão de Festas e a Ronda Típica, nomeadamente nas Festas de Santa Cristina. Dizendo ainda que é sempre com satisfação que em cada ano visitam a Comissão de Festas, mantendo assim a tradição que já remonta a vários anos, salientando que uma prova do relevo que dão a esta visita é que o Grupo estava na sua máxima força.

Terminou garantindo que a Ronda Típica continuará a prestar todo o apoio à Comissão de Festas para a realização das festas 2020, em honra de Santa Cristina e desejou um bom ano para todos os presentes e desejou que as Festas decorram como sempre nos habituaram, com muito êxito.

Em resposta o presidente da Comissão de Festas, José Borlido, usou da palavra para agradecer as palavras da Dr.ª Laurinda Figueiras e a todos o Grupo das Janeiras, que em cada ano proporcionam momentos de muita alegria e sadio convívio, salientando o quanto a Dr.ª Laurinda Figueiras procura manter vivas as nossas tradições, fazendo delas eco em todas as situações que lhe são proporcionadas, referindo que as festas em honra de Santa Cristina são também elas uma tradição de várias décadas no atual figurino e milenar na sua origem.

Terminou agradecendo a presença das entidades acima referidas e de todos os membros da Direção e da Comissão de Festas presentes e ao presidente da Assembleia Geral, nosso reverendo pároco, Monsenhor Vilar.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.