João Matias vence nova etapa da Volta a Portugal

O ciclista português João Matias (Tavfer- Mortágua-Ovos Matinados) venceu, esta segunda-feira, pela segunda vez na Volta a Portugal, ao ser o primeiro na chegada a Viseu, enquanto Maurício Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) continua a liderar a classificação geral.

João Matias, cumpriu os 169,1 quilómetros entre Guarda e Viseu com o tempo de 3:55.11 horas, batendo ao sprint o norte-americano Scott McGill (Wildlife Generation Pro Cycling) e o espanhol Andoni Abetxuko (Caja Rural).

Na classificação geral, Moreira continua a liderar, com menos 30 segundos do que o companheiro de equipa Frederico Figueiredo e 31 do que Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista).

Antes da chegada a Viseu, a diferença da fuga chegou a ser de seis minutos. A formação americana trabalhou arduamente, praticamente sem qualquer ajuda, para, a três quilómetros da meta, finalmente alcançar os últimos quatro resistentes da fuga. Então, outras formações começaram a preparar-se para o sprint, entre elas a Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados com objetivo claro para Matias sprintar para mais uma vitória. “Hoje era uma das etapas que estava marcada para mim e para a equipa. Estamos tão perto de Mortágua… Vi a placa e as pessoas a dizer ‘Mortágua em frente’… O Pedro Silva está lá em cima a olhar por nós”, afirmou o vencedor em Viseu, lembrando o mentor da equipa falecido o ano passado.

“Não gastei uma pinga de força, nem quando furei. Eles [companheiros de equipa] deixam-me orgulhoso. Esta é inteiramente deles. Antes [da etapa] de estar marcada para mim, está para a equipa. O Bruno [Silva] é um amigo. Ele abdicou muitas vezes por mim. Hoje calhou para mim, mas enquanto ele esteve na fuga, acreditei que a fuga vencesse”, acrescentou. “Foi só chegar ao fim e seguir o plano que o Gustavo [Veloso] delineou perfeitamente”, finalizou João Matias apontando agora baterias para a chegada a Maia, na quinta-feira, que possivelmente será também discutida em pelotão compacto.

Na terça-feira, vai cumprir-se o dia de descanso da Volta a Portugal, com os ciclistas a voltarem à estrada na quarta-feira para percorrerem os 165,7 quilómetros da quinta etapa entre a Mealhada e Miranda do Corvo, com a corrida a terminar no alto do Observatório de Vila Nova.

Foto: Facebook Oficial João Matias

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.