Vítima de doença, faleceu na última segunda-feira, aos 86 anos de idade, na sua residência, nesta cidade, José Enes Gonçalves Natário. Conhecida figura de Viana do Castelo, destacou-se como empresário, dirigente desportivo e benemérito.
Vítima de doença, foi sócio fundador (em 1976) e dirigente da Associação Juventude de Viana que, em nota enviada à nossa Redação, manifestou o seu ‘enorme pesar’ pelo desaparecimento de uma figura saliente na vida desta coletividade ligada ao hóquei em patins que já obteve diversos títulos nacionais.
Este vianense destacou-se, igualmente, na vida empresarial, nomeadamente em setores como a pastelaria, cafetaria e restauração, uma área em que os seus pais já trabalhavam.
Deixou também, em várias vertentes, muitos exemplos de solidariedade e de trabalho em prol da comunidade vianense.
O Município de Viana do Castelo tinha distinguido, em 2016, como Instituição de Mérito, o Café Sport, de que foi fundador e proprietário, a par da Pastelaria Zé Natário e Padaria Brazil.
O seu funeral decorreu na manhã da passada terça-feira. Após missa de corpo presente na igreja da Ordem Terceira, foi a sepultar, com grande acompanhamento, no cemitério desta Ordem.
Era um amigo do nosso jornal e, neste momento de dor, não podemos deixar de manifestar, publicamente, o nosso pesar à família, nomeadamente à esposa e filhos.