No passado dia 11 de abril de 2020, o senhor José Rodrigues fez 100 anos, natural de Sequeira-Braga. Em 1952 veio para Viana do Castelo trabalhar para os extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, como marceneiro.
Em 1954 ficou efetivo e aí trouxe a família para Viana do Castelo, fixando-se na Meadela, cuja última morada foi na Rua da Unidade, no lugar da Cova. O José Rodrigues é pai de uma numerosa família de 11 filhos, com a sua esposa.
A 22 de fevereiro de 2013 ingressou no Lar Santa Maria dos Anjos, em Refoios do Lima, onde é acarinhado por todos, sendo carinhosamente tratado por todos os utentes de “capitão tenente” porque ele diz orgulhosamente que foi militar e também pelas conversas sempre animadas de histórias antigas. Gosta de declamar às funcionárias do Lar pequenos versos e lengalengas.
Em plena pandemia, o Lar está em contingência, e com regras muito apertadas. Uma delas é a composição de turnos por equipas que nunca se cruzam, com vista a ter sempre pessoas no ativo, caso aconteça o pior.
Como ninguém no Lar, queria deixar de festejar o aniversário do centenário do Lar, senhor José Rodrigues, ele teve duas festas, dois bolos e várias prendas. Uma com o turno da manhã e outra com o da tarde! Vestiram-lhe um fato e puseram-lhe uma gravata. Ele gracejava sentir-se o Presidente da República e esteve sempre muito animado, conversou com todos e até discursou!
Os filhos telefonaram e fizeram sentir-se presentes, pois devido as restrições de visitas, não puderam vir ao Lar, como estava combinado.
A Tuna Masculina da Escola Agrária de Ponte de Lima, como estava planeado tocar presencialmente no Lar, fez um bonito vídeo para o homenagear.
Não houve abraços, nem beijos, mas ele estava verdadeiramente feliz e a viver um sonho. No Lar sempre o ouviram contar a “história da cigana”, que na feira lhe disse um dia que ia viver até aos 100, e ele genuinamente acreditava nisso! O que é facto é que se realizou!
Festejar 100 anos de vida é sempre um facto a assinalar e os 100 anos de vida do senhor José Rodrigues, são 100 anos de uma vida cheia e de uma numerosa família.
Parabéns Senhor José Rodrigues e que Deus lhe continue a dar anos de vida e com a lucidez e vitalidade dos 100 anos que agora festejou.