Partiu para Roma, na sexta-feira dia 20 de novembro, a comitiva portuguesa, da qual faziam parte 10 jovens, para receberem na presença do Papa Francisco os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que se realizará em 2023, em Lisboa. Esta comitiva, da qual também faziam parte alguns sacerdotes e o ministro da Educação, o vianense Tiago Brandão Rodrigues, teve de ser em número muito reduzido, devido aos constrangimentos provocados pela pandemia, e por isso das centenas de jovens que pretendiam ir a Roma nestes dias foram apenas dez, representando várias dioceses, que participaram na cerimónia e simbolicamente receberam a Cruz e o ícone da Jornada em nome de todos os jovens portugueses.
O programa foi diferente do previsto inicialmente, mas mesmo assim foi vivido intensamente por todos que nele participaram.
Houve dois pontos altos: no sábado de manhã, tiveram um encontro com o cardeal D. José Tolentino Mendonça, na igreja de Santo António dos Portugueses, com catequese, e de seguida a Eucaristia, presidida pelo D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa; no domingo, dia 22, participaram na Eucaristia presidida pelo Papa Francisco. Foi nessa Eucaristia que os jovens do Panamá entregaram aos jovens de Portugal a Cruz e o ícone da Jornada Mundial da Juventude.
Entre os jovens que foram a Roma também a diocese de Viana do Castelo estava representada, com dois jovens, o Ricardo e a Daniela, que foram acompanhados pelo padre Domingos Meira, diretor do Secretariado da Pastoral Juvenil de Viana, e lá se encontraram também com o padre Renato Oliveira, de quem aproveitaram para matar saudades.
A Daniela é natural de Castelo do Neiva. Estudante do segundo ano na Universidade de Coimbra, é militante da ACR (Ação Católica Rural), catequista e acólita.
A cada um dos dez jovens em Roma foi atribuída uma tarefa: fazer leituras na eucaristia, pegar nos símbolos, etc, e à Daniela foi concedido o privilégio de se encontrar, juntamente com outra jovem, com o santo padre, Papa Francisco, e de o cumprimentar, tendo cada uma recebido dele um terço como oferta.
Foi sem dúvida uma viagem inesquecível para ela, e também nós, seus conterrâneos, sentimos especial alegria em saber que ela estava em Roma, participando nas cerimónias e representando muito bem a nossa cidade, Viana do Castelo.