Juiz da Cruz para 2021 e Festa de Santo Amaro

Todos os anos o Juiz da Cruz, que tem por missão levar a cruz, nas várias festividades da freguesia, nos funerais e no compasso pascal, toma posse no dia 01 de janeiro. É indigitado seguindo a ordem cronológica da data do casamento realizado na igreja, na paróquia de São Martinho de Vila Fria.

Como o ano de 2020 foi muito atípico, não havendo compasso pascal nem todos os atos religiosos associados à quadra, os juízes da Cruz de 2020, foram reconduzidos para o ano de 2021.

Assim, mantêm-se em funções os juízes António Augusto Meira Lima, casado com Cristina de Fátima Araújo Alves, do lugar do Paço e José António Pinto da Costa, casado com Gisalda Alpuim de Araújo, do lugar de Ponte Pedrinha.

Os meus parabéns e que Deus nos ajude para que em 2021 haja compasso pascal, o que não será nada provável.

Festa de Santo Amaro
A festa de Santo Amaro que se realizaria nos dias 16, 17, 23 e 24 de janeiro, devido à pandemia não se vai realizar. O nosso pároco, Pe. Gaudêncio Gigante, irá celebrar uma Eucaristia no dia 15 de janeiro, dia de Santo Amaro, na sua capelinha em Sabariz.

Não sendo uma festa comum, porquanto são os devotos que naqueles quatro dias sobem ao Monte de Sabariz onde se localiza a capelinha, para assistir aos atos religiosos, cumprir as suas promessas ao Santo Amaro, participar nas eucaristias, e na procissão, que animam a festa. A animação é feita com música gravada.

Como as pessoas necessitam de se alimentar, a Comissão de Festas de São João, que é realizada no mês de junho, na mesma capelinha, monta um espaço aligeirado para fornecer cabrito acompanhado de vinho verde que habitualmente é insuficiente para a procura.

É uma festa religiosa que se realiza há dezenas de anos ininterruptamente com centenas de devotos que nunca se esquecem do seu santo para que os proteja e cure de problemas dos ossos.

Infelizmente não vai ser possível concretizar o que centenas ou mesmo milhares de pessoas desejavam, cumprir as suas promessas ao milagroso Santo Amaro. Esperemos que para o próximo tudo melhore para bem de todos.

FALECIMENTOS
No dia 20 de novembro de 2020, faleceu Manuel Gonçalves Gomes, de 91 anos de idade, viúvo. Reformado, residente na rua de Sabariz, em Vila Fria.

Foi a sepultar no cemitério de Vila Fria. Sentidas condolências aos seus filhos, cônjuge e restantes familiares.

No passado dia 20 de novembro de 2020, faleceu Maria Rosa Alves da Silva, de 87 anos de idade, nascida a 21-02-1933, viúva de Américo Teixeira Oliveira. Natural e residente na rua do Junqueiro, Vila Fria, foi a sepultar no cemitério de Vila Fria. Sentidas condolências à família.

No passado dia 09 de dezembro de 2020, faleceu Joaquim Fernandes Amorim, casado com Maria Manuela Silva Miranda, natural de Vila De Punhe e residente na rua da Cavagem, Vila Fria, de 52 anos, nascido a 15-05-1968, foi a sepultar no cemitério de Vila Fria. Sentidas condolências à esposa e restante família.

No passado dia 12 de dezembro de 2020, faleceu Domingos Rocha Rodrigues de 87 anos, casado com Rosa Vieira Cabeças de Puga, nascido a 03 de agosto de 1933, residente na rua do Montinho em Vila Fria, foi a sepultar no cemitério de Vila Fria em 14 de dezembro de 2020.

Sentidas condolências à esposa, filhos noras, netos e restantes Familiares.

No passado dia 22 de dezembro de 2020, faleceu Maria Gonçalves Dias Pita de 82 anos de idade, viúva de António Miranda da Costa, natural e residente em Vila Fria na rua Ponte Pedrinha, era mãe da falecida Lucinda Pita sempre ligada às crianças da catequese, e da escola primária, grupo de jovens e adolescentes. Muito querida pela população da freguesia. Foi a sepultar no cemitério de Vila Fria.

Sentidas condolências à família, nomeadamente filho e nora, filha e genro, e demais familiares.

No passado dia 23 de dezembro de 2020, faleceu José Augusto da Rocha Lima, casado com Laurina Rodrigues Félix Fernandes Lima, de 86 anos de idade. Nascido a 06-03-1934, natural da freguesia de Subportela, e residente na rua de Ponte Pedrinha, freguesia de Vila Fria, operário fabril reformado, foi a sepultar no cemitério de Vila Fria.

Sentidas condolências aos seus filhos e filha, noras e genro, e demais familiares.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.