Desde o passado dia 04 de maio passamos a viver no Estado de Calamidade pública, com um pouco mais de abertura ao cidadão comum, mas com a aplicação de novas regras cujo seu incumprimento é passível de coimas.
Uma das novas regras em vigor é o uso obrigatório de máscara em alguns espaços fechados. Para esse fim, a Câmara Municipal de Viana do Castelo distribuiu 20 mil máscaras pelas freguesias do concelho, cabendo a Carreço 400 unidades. Perante esta situação a Junta de Freguesia reagiu de imediato associando-se ao ato camarário colaborando com mais 200 unidades.
Coube à Junta de Freguesia fazer a distribuição das máscaras pela população com mais de 70 anos, pelos doentes crónicos e pelos habitantes em situação de carência económica, optando por enviar a tais destinatários as citadas máscaras acompanhadas de um flyer com a mensagem do presidente da Junta alusiva à defesa da saúde de cada um perante a ameaça de Covid-19 e outro com as normas de utilização da máscara e os vários apoios prestados pela autarquia.
Durante o confinamento, ouvimos dizer com frequência que os políticos não batiam à porta dos eleitores como em tempo eleitoral para obterem votos. Por sua vez, houve políticos que distribuíram máscaras pelas portas dos eleitores em pleno período de isolamento social.
ALTERAÇÕES
A Junta de Freguesia na sequência da pandemia de Covid-19 e de acordo com a legislação respetiva tornou público o seguinte:
1 – O atendimento do presidente e do secretário da Junta de Freguesia durante o mês de maio continuarão a decorrer de forma não presencial.
2- As atividades de tempos livres (ATL) organizadas pela Junta continuarão canceladas até à reabertura dos estabelecimentos escolares.
3- Os serviços administrativos da Junta passarão a funcionar de segunda a sexta-feira das 09h às 12h30 e das 14h às 16h30. Os mesmos devem ser contactados previamente por telefone, telemóvel ou e-mail.
4 – Só é permitida a presença de duas pessoas devidamente distanciadas e com máscaras, no hall de entrada da sede da Junta, devendo as restantes aguardar fora do edifício.
CEMITÉRIO
1 – O Cemitério reabriu no passado dia 06 deste mês.
2 – Os funerais serão realizados com o número de pessoas limitado aos familiares (máximo 10) e cumprindo as normas de distanciamento social.
3 – Não são permitidos ajuntamentos com duas ou mais pessoas dentro do recinto do cemitério, recomenda-se a utilização de máscara/viseira e luvas.
4 – A Junta recolheu todos os baldes, regadores e vassouras de utilização geral, devendo cada interessado munir-se dos seus próprios utensílios. Não é permitido o empréstimo de utensílios entre utilizadores.
5 – A Junta de freguesia reserva o direito de encerrar novamente o cemitério no caso de se verificar o não cumprimento destas disposições.
Vamos todos colaborar como até aqui temos feito para o bem de todos.
VIADUTO DAS CACHADAS
Na reunião do passado dia 07, o executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu o concurso público pelo preço base de mais de 1,6 milhões de euros para a construção da passagem inferior à linha de caminho de ferro das Cachadas.
Esta passagem inferior vem dar resposta às necessidades de mobilidade desta freguesia, nomeadamente aos moradores desta área de Carreço que estão limitados pelos estrangulamentos da rua da Casa Nova, a Norte, e da rua da Caneja, a Sul. Moradores que utilizam a atual passagem de nível das Cachadas, na qual infelizmente já se contabilizam perdas de vidas.
Assim, esta obra satisfaz um desejo de todos os carrecenses interessados no bem comum da Freguesia. A construção do Viaduto das Cachadas é uma obra reclamada e defendida desde longa data em sede própria, na Assembleia de Freguesia, tendo o anterior executivo da Junta de Freguesia, presidido por Viana da Rocha, relegado sempre a construção deste viaduto, nunca o considerando em termos urbanísticos. Mas, “o mal não dura sempre”, como diz o nosso povo. Prova disso mesmo, a atual Junta de Freguesia, presidida pelo Eng. João Pinho, logo desde a primeira hora abraçou o projeto da construção do Viaduto das Cachadas, que avança agora com a fase de abertura de concurso público.
Segundo a Câmara Municipal esta empreitada implica a criação de arruamentos, pavimentos e sinalização da Passagem Inferior (PI) Rodoviária para supressão da atual passagem de nível ao km 87+602 da Linha do Minho, na Rua das Cachadas. A intervenção objeto deste projeto inclui trabalhos como demolições e movimento de terras para criação das plataformas; pavimentações; águas pluviais e sinalização adequada. O perfil transversal da passagem inferior terá uma faixa de rodagem com duas vias de trânsito, sendo uma para cada sentido. A faixa terá 5,50 metros, acrescida de valetas com 0,60 metros de cada lado, sendo que, cada via terá 2,75 metros. Do lado Sul da faixa de rodagem está prevista a execução de um passeio com 1,50 metros. A altura livre mínima em toda a faixa de rodagem é de quatro metros, medida entre a rasante da rodovia e a face inferior do tabuleiro.
“Presentemente a Rua das Cachadas dá acesso a alguns terrenos particulares, pelo que, a solução procura manter, sempre que possível, esses acessos, de acordo com as indicações da Câmara Municipal de Viana do Castelo”, lê-se na memória descritiva do projeto.
Aguardamos com enorme satisfação o evoluir de todo este processo, esperando desde já a sua próxima etapa.