Junta faz acusações ao anterior Executivo

No último Boletim Informativo distribuído à população, a Junta de Freguesia faz graves acusações ao Executivo anterior.

Começando por referir que se “desperdiçou dinheiro que é de todos os contribuintes” com contratos de serviço de assessoria técnica que não se justificavam, o Boletim aponta a sobrelotação do cemitério, a higiene e limpeza da freguesia, e o abandono do parque de máquinas, ferramentas e viaturas, como pontos críticos a necessitar de intervenções urgentes.

Quanto ao cemitério, não existe projeto e o dinheiro disponível para o seu alargamento foi gasto com a obra da Rua da Seca. Em relação à limpeza, a Junta garante que a freguesia “está incomparavelmente melhor quando comparado com o passado recente”. Sobre o parque de máquinas, ferramentas e viaturas, a “inoperacionalidade de uma grande parte destes equipamentos” foi uma surpresa “inacreditável”, já que mais de 90% apresentavam anomalias que os impediam de cumprir a sua função. “Nem uma vassoura, um simples martelo ou uma chave de fendas foram encontrados nos armazéns para poder começar a recuperar tanto desleixo e irresponsabilidade”. Acresce que “algumas máquinas e ferramentas embora constem do inventário da Junta de Freguesia, não existem na realidade”.

No mesmo Boletim, a Junta dá conta de algumas ações de beneficiação na freguesia que entretanto realizou, nomeadamente, no cemitério, limpeza geral, pintura, arranjo de canteiros, poda dos cedros e distribuição de vassouras pelos diversos setores; reparação do parque infantil junto à escola da Senhora da Oliveira; arranjos das ruas do Maçarico e Padre António Gonçalves Carteado Monteiro.

Outra alteração diz respeito ao funcionamento da sede da Junta, que passou a ser de segunda a sexta-feira, entre as 9h às 18 horas, ininterruptamente.

A Junta queixa-se de que “há quatro meses a esta parte” tem tentado em vão reunir com o presidente da Câmara Municipal no sentido de se resolverem assuntos inadiáveis para Darque, como a obra do cemitério e o problema das acessibilidades entre os lugares da freguesia. Em relação às acessibilidades, a Junta defende que é possível construir um viaduto para circulação automóvel nos dois sentidos, entre a SIRD e a ADD.

ADD CAMPEÃ REGIONAL

Na competição que decorreu em Arcos de Valdevez, a equipa Os Garinos da ADD sagrou-se campeã regional de corta mato longo feminino (2500 metros). Daniela Ligeiro com o tempo de 12,15 conquistou o título individual, Margarida Lima foi vice-campeã com 12,29 e Lara Barros 8ª com 14,50.

Nas outras provas, os atletas darquenses obtiveram as seguintes classificações: Sara Ligeiro, com 11,35, foi 8ª em infantis 2000M femininos; Gustavo Ferreira, com 17,17, foi 10º em iniciados 3000 M masculinos; e Eduardo Silva, com 26,02, foi 11º em 4500M masculinos.

ACIDENTE FATIDICO NA E.N.13

No conhecido “cruzamento do Martins”, na E.N.13 que atravessa a freguesia, ocorreu mais um acidente, desta vez com uma vítima mortal. Os acidentes no local são frequentes e, por isso, há muito que se reclama a construção de uma rotunda para regularização do intenso tráfego.

No passado mês de janeiro, o Executivo da Junta de Freguesia reuniu com a IP-Infraestruturas de Portugal, para tratar deste e de outros assuntos ligados à segurança das acessibilidades na localidade. A autarquia darquense está convicta de que não existem entraves de ordem técnica que impossibilitem a construção da rotunda e que a obra só não se realizou, ainda, por falta de vontade política.

Por isso, a Junta entende que é urgente que o projeto de requalificação que a Câmara Municipal está a elaborar para a Quinta da Bouça e zonas envolventes, inclua a indispensável rotunda, para garantir as necessárias condições de segurança ao trânsito pedonal e automóvel.

WORKSHOP DE HIP HOP

Promovido pela Comissão Social da Freguesia vai realizar-se na SIRD, no período das Férias da Páscoa, um workshop de Hip Hop, destinado a jovens dos 6 aos 16 anos. Diversão, exercício físico e convívio, são características deste evento, que terá lugar nos dias 08 e 10 de abril, no período das 17h às 18h30, sob a orientação de Luana Maia.
São parceiros da iniciativa, Junta de Freguesia, Centro Paroquial, Centro de Saúde, CAO, CLDS 3G, Comissão Vicentina, Agrupamento do Monte da Ola, GAF, PSP, RLIS e Segurança Social.

As inscrições poderão ser feitas na Junta de Freguesia e na SIRD.
Entretanto no dia 06 de abril, das 10h às 13h, também na SIRD, realiza-se um rastreio de saúde gratuito.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.