O monte de Nossa Senhora do Crasto em Deocriste foi palco de uma grande manifestação de solidariedade para com a jovem conterrânea Rosália Gonçalves, que no momento atravessa uma grave e grande dificuldade de saúde, a ser tratada nas instalações hospitalares da prestigiada Fundação Champalimaud, em Lisboa.
Foram mais de um milhar de pessoas, oriundas das diversas freguesias vizinhas, que participaram numa caminhada solidária até ao monte da Senhora do Crasto – Deocriste – em cujo recinto as diversas associações organizaram um almoço para todos os participantes e uma tarde de diversão com um festival musical proporcionado de forma gratuita por diversos cantores – Jorge Amado, Augusto Canário e amigos, Rancho das Terras de Geraz, Tiago, Carlos Ribeiro e Carlos Soutelo.
O dia solarengo com a bênção de “S. Pedro” esteve de feição, pois não choveu como nos dias anteriores, o que proporcionou uma jornada de grande solidariedade para com a jovem mãe Rosália, no belo cenário do recinto do Santuário e miradouro de Nossa Senhora do Crasto, para contentamento de todos os participantes que com certeza deram por bem empregue o esforço da subida e a ajuda proporcionada à Rosália.
Um reconhecimento pelo esforço, trabalho árduo e dedicação dos organizadores e associações envolvidas, nomeadamente a Associação de Geraz do Lima, Grupo de Bombos de Subportela, AJD e ACDR, bem como Confraria da Senhora do Crasto pela cedência do recinto e instalações e aos muitos voluntários anónimos que tornaram possível a realização do evento.
Falecimentos
No dia passado dia 01 de outubro ocorreu na sua residência o inesperado falecimento do nosso conterrâneo Sr. António Gonçalves Martins Sobreira, que contava 80 anos de idade.
Este nosso amigo ex-emigrante em França onde trabalhou durante muitos anos, vivia na sua residência sita no lugar do Outeiro desta freguesia, deixou em grande consternação a sua esposa D. Eulália Campos e sua filha, com o súbito e imprevisto acontecimento do seu falecimento.
A cerimónia fúnebre, realizada na igreja Paroquial de Deocriste, teve a comparência de numerosa participação de pessoas desta freguesia e visitantes, dada a relevada consideração pelas famílias Campos e Sobreira, muito numerosas e conhecidas.
À família enlutada apresentámos as mais sentidas condolências.
No dia 15 de outubro faleceu em sua casa, no lugar da Costa desta freguesia de Deocriste, o Sr. David Augusto Veiga Pinto, que contava a bonita idade de 92 anos, não obstante ter vivido muitos e longos anos, deixa imensa saudade tanto aos seus familiares como aos deucristenses em geral.
Realmente o Sr. David Veiga, como era por todos conhecido, sempre foi uma pessoa muito afável e amigo de toda a gente e pessoa de grande caráter, pelo que o seu funeral constitui uma grande manifestação de pesar de toda a comunidade paroquial.
Após as cerimónias religiosas na igreja Paroquial, foi sepultado em campa de família no cemitério de Deocriste.