Desta vez fomos nós que convidámos. Tinha que ser. Como tem acontecido com todos os júris dos concursos de quadras das Festas d’Agonia, também o júri do mais recente concurso, 2022, de forma atenta e dedicada, desempenhou a sua função com brilho. Mas a vontade de ir mais longe na criação de condições de valorização do concurso, obriga a melhorar processos, daí este encontro.
A conversa foi animada e, perante sugestões várias, a algumas conclusões se chegou. A fundamental e que avançará mesmo no próximo concurso, em 2023, passa por atempadamente, em pequenos artigos, com exemplos concretos, o júri dar orientações precisas sobre como é possível concorrer sem correr o risco de eliminação numa primeira fase do apuramento de vencedores.
Todos os membros do júri consideraram dececionante a eliminação de quadras concorrentes – e com tantas acontece – de excelente criatividade, mas que não respeitam o conceito de quadra conforme o regulamentado. Estas e outras contrariedades, suficientemente escalpelizadas pelos presentes nesta conversa informal e companheira, vão com certeza dar mais vida a concursos futuros.
Para além do justo agradecimento a quem não regateou esforços e demonstrou o quanto ama a cultura, foram distribuídos livros, disponibilizados pelo Município, entidade também ela patrocinadora do concurso. Tal como é visível na foto, trata-se do livro/álbum do Pintor Pintomeira, uma bela obra a fazer o percurso do artista, que também tinha sido a atribuída a autores de quadras vencedoras.
Não podia ser mais familiar e proveitoso este encontro de gente sempre disponível para dizer sim à cultura. Registámos o facto, alertando que na Romaria deste ano o Concurso de Quadras marcará presença com este júri. Trabalho adiantado.
GFM