Lampreia do rio Minho vai estar em destaque até 15 de abril

Até 15 de Abril, os concelhos de Melgaço, Monção, Valença, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Caminha promovem a iniciativa “Lampreia do rio Minho – um prato de Excelência”.

A ação promocional do ciclóstomo decorre desde 2010 e pretende promover um prato gastronómico tradicional e decorre “aos fins de semana nos restaurantes aderentes e, também, em regime de ‘takeaway’ e/ou de entrega ao domicílio”.

No total serão cerca de uma centena de restaurantes que terão o ciclóstomo na ementa durante dois meses. “Este é o momento em que celebramos a cultura ligada à pesca da lampreia. É uma marca importantíssima para o território. Estamos a a falar da cultura gastronómica que foi possível construir. É uma cultura que nos traz milhares e milhares de pessoas ao território de todo o vale do Minho para saborearem os pratos de excelência que é possível fazer com a lampreia”, disse Manoel Batista, presidente da Câmara Municipal de Melgaço, na apresentação da iniciativa, que decorreu naquele concelho.

Carlos Brandão, coordenador da ADRIMINHO revela que “conseguimos manter vivas estas iniciativas tendo por base o empenho e a carolice de quem gosta do território. A lampreia é um recurso importante e essencial neste território. São 100 restaurantes que aderiram e isso é sinal de vitalidade. Com o pretexto da lampreia queremos fazer com que o nosso território esteja nas bocas do mundo”.

A iniciativa  é organizada pelos seis municípios do Vale do Minho – Melgaço, Monção, Valença, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Caminha -, a ADRIMINHO (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho) e a Confraria da Lampreia do Rio Minho.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.