Lançada em Ponte de Lima plataforma digital para capacitar e rejuvenescer agricultura

Capacitar e promover a competitividade dos jovens agricultores e empresários rurais é o objetivo da plataforma digital apresentada esta segunda-feira, em Ponte de Lima, pela Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) para rejuvenescer o setor em Portugal.

“Para nós é fundamental a existência de mais jovens agricultores e empresários rurais para rejuvenescer o tecido empresarial. Somos o país com maior taxa de envelhecimento neste setor. Portugal tem mais de 55% dos seus agricultores com mais de 65 anos e tem a menor taxa de rejuvenescimento, 3,9%, quando a média europeia é de 10%.”, afirmou à agência Lusa o diretor-geral da AJAP, Firmino Cordeiro.

O responsável, que falava à margem do lançamento nacional do “Laboratório Vivo da Agricultura 4.0”, plataforma digital disponível no sítio oficial da AJAP, na Internet, de acesso gratuito, explicou que “a  junção potencial das duas figuras, [do jovem agricultor e do jovem empresário rural] pode ser um enorme contributo para o rejuvenescimento dos territórios rurais, pela via da constituição de empresas ligadas ao setor agrícola, ou ao comércio, indústria e serviços a ele associados”.

O projeto foi apresentado, no Largo de Camões, em pleno centro histórico de Ponte de Lima, tendo como palco um autocarro que vai percorrer o país para divulgar a nova ferramenta.

Firmino Cordeiro sublinhou que, atualmente, “falar em agricultura é falar de precisão e, até de robotização”. “Toda essa informação aparece nesta plataforma, permitindo capacitação e mais celeridade no avanço dos projetos empresariais”, referiu, sublinhando que aquele instrumento tem como destinatários quem já esteja na atividade ou que se queiram lançar.

 

Lusa

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.