Cerca de 15 mil pessoas terão passado pelo Viana BRInCKa 2018, LEGO® Fan Event que, no último fim de semana, decorreu no Centro Cultural de Viana do Castelo. O evento foi organizado pela PLUG (Associação Portuguesa de Utilizadores de LEGO, www.plug.pt), em parceria com a TICTAR (Associação para a Promoção das Tecnologias de Informação e Comunicação) e trouxe gente de várias partes do país e da vizinha Galiza.
Ao mesmo afluiu gente de todas as idades, sobretudo famílias com pais, filhos e, até, avós e netos. Ao nosso jornal Alexandre Ribeiro e Tony Oliveira, da organização. mostraravam-se satisfeitos com o modo como decorreu o evento. Este teve também caráter solidário, com parte a receita a reverter para a intervenção social, nomeadamente, junto de minorias étnicas na freguesia de Darque
Segundo aqueles responsáveis nos referiram, o evento foi, provavelmente, dos que mais gente atraiu ao Centro Cultural, conforme lhes terá sido dito por fontes ligadas à autarquia. Na organização estiveram envolvidas perto de três dezenas de pessoas e as expetativas iniciais eram, disseram-nos, 10 mil visitantes.
Conforme nos foi referido, esta iniciativa tem caráter bienal e esta foi a primeira vez que decorreu em Viana do Castelo. Outras cidades portuguesas também já o acolheram, designadamente, S. João da Madeira, Oeiras e Braga.
Foram, neste Viana BRInCKa 2018, LEGO® Fan Event, foram mais de 1.500 m2, e mais de cinco milhões de peças LEGO, com construções alusivas aos mais diversos temas do imaginário das crianças e adultos, como, por exemplo, a LEGO City plena de edifícios, de ação, comboios em movimento, porto de mar e zonas rurais limítrofes.
Foi ainda possível apreciar ouyros modelos feitos com legos, incluindo o famoso Coração de Viana em filigrana, ‘BrickHeadz’ de algumas personalidades de Viana do Castelo, como o ex-futebolista Tiago e a antiga campeã do mundo de maratona Manuela Machado.
Houve, ainda. experiências interativas como as demonstrações de robots que resolvem o cubo mágico e fazem desenhos, máquinas e viaturas controladas remotamente – tudo construído com uma imensidão de peças LEGO.