O Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe, entre sábado, 23 de abril e 07 de maio, a iniciativa “Ler em Viana”. Esta é uma aposta na criação de um evento cultural relevante, que contempla uma programação, que inclui lançamento de livros, conferências, oficinas, encontro com escritores, espetáculos, teatro, concertos, a 42.ª Feira do Livro e a 13ª edição dos Contornos da Palavra.
A Feira do Livro arranca às 15h de 23 de abril. O Centro Cultural estará de portas abertas, de segunda a sexta-feira, das 17h às 23h, e aos sábados, domingos e feriado, das 15h às 23h. Compreenderá 32 stands, com 15 livreiros, em representação de mais de 180 editoras. Vai integrar a presença de 14 escritores/autores. A programação inclui ainda três concertos, duas sessões de poesia, três espetáculos para o público infanto-juvenil, oficinas variadas e três colóquios.
Na programação, destaque para um concerto dos Clã, às 21h30 de 23 de abril. O espetáculo é de entrada gratuita, mas com levantamento prévio de bilhetes no Centro Cultural.
A 24 de abril, às 16h, será apresentada uma tarde infantil com o espetáculo “O meu mundo bom”, de Anabela e João Frizza.
Adolfo Luxúria Canibal participa no evento no dia 27, quarta-feira, às 21h30, com “Não às palavras decorativas”.
Dia 28, às 21h30, “Falar de livros e de filmes” contará com a presença de Mário Augusto, conhecido jornalista de cinema.
A feira do Livro prossegue até 07 de maio, com programação de que daremos conta na próxima edição.
Por outro lado, envolvendo cerca de 10 mil estudantes, a iniciativa Contornos da Palavra é dirigida, sobretudo, aos alunos e professores pertencentes às escolas públicas e privadas do concelho de Viana do Castelo.
Esta edição tem como tema “Conhecer o passado, projetar o futuro” e proporciona, em articulação com a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares, uma outra oferta educativa a partir de atividades culturais e formativas que contribuam para o enriquecimento pessoal e profissional de alunos desde a educação pré-escolar do ensino secundários, professores, outros agentes educativos e comunidade em geral.